sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Enem 2014: veja dicas e conheça as regras da redação


Faltam poucos dias para o início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para os dias 8 e 9 de novembro, e o Portal G1 começou nesta quarta-feira (29) uma contagem regressiva com dicas importantes para os 8,7 milhões de candidatos inscritos para as provas. A primeira dica é sobre redação, que será aplicada no segundo dia (9). Veja dicas para um bom texto e as regras que são aplicadas para a correção da redação.

POR ONDE COMEÇAR 
- Calcule o tempo. Separe uma hora para fazer a redação.

- Encontre o tema. Organize as ideias e pense quais argumentos você vai defender.

- Escreva primeiro no rascunho. Faça os ajustes necessários. Releia o que escreveu para ver se está tudo compreensível e se não tem nenhum erro. Só depois transcreva o texto final para a folha oficial. As boas redações não têm nenhuma rasura.

- Capriche na letra. O examinador precisa entender o que você escreveu.

- Alguns professores recomendam começar pelo meio, a parte dos argumentos, para depois fazer a introdução.

COMO DIVIDIR O TEXTO

- Divida o texto em parágrafos. Tem que dar a margem antes de iniciar um novo parágrafo. E coloque ponto final ao terminar.

- Faça um texto com 30 linhas. Dê um título de quatro a cinco palavras. O título não é obrigatório segundo o edital, mas ajuda a enriquecer a prova.

- Não escreva em primeira pessoa. Faça uma dissertação usando a terceira pessoa do singular ou plural (ele, ela, eles, elas).

- Leve a prova a sério. Não faça piadinhas, brincadeiras, nem seja preconceituoso nas ideias.

- Seja simples e objetivo. Pode escrever com simplicidade. Não precisa se preocupar com texto muito elaborado com vocabulário muito intelectual. Enem pede texto correto e coeso.

- Não fuja ao tema proposto. Segundo o edital, quem fugir ao tema deliberadamente vai ganhar nota zero.

COM OU SEM TÍTULO?

Segundo as regras do Enem, "o título é um elemento opcional na produção da sua redação e será considerado como linha escrita".

O QUE PODE DAR ZERO À SUA REDAÇÂO

- Não atender a proposta solicitada ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo;
- Entregar a folha de redação sem texto escrito;
- Escrever até 7 (sete) linhas, qualquer que seja o conteúdo;
- Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;
- Desrespeito aos direitos humanos;
- Parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.

COMO FUNCIONA A CORREÇÃO

Um bom texto para ganhar nota 1.000 deve cumprir bem cinco competências exigidas pela redação do Enem. Cada competência tem cinco faixas que vão de 0 a 200 pontos.

Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação.

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

A redação será corrigida por dois corretores de forma independente. A nota total de cada
corretor corresponde à soma das notas atribuídas a cada uma das cinco competências.

Se houver discrepância entre as notas dois corretores por mais de 100 pontos, ou se a diferença de suas notas em qualquer uma das competências for superior a 80 pontos, a redação vai para um terceiro corretor.

Caso não haja discrepância entre o terceiro corretor e os outros dois corretores, ou caso haja discrepância entre o terceiro corretor e apenas um dos corretores, a nota final do
será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem.

Se a nota do terceiro corretor tiver diferença equidistante das notas dos outros dois corretores, ou se for completamente diferente, a redação será avaliada por uma banca de três avaliadores que dará a nota definitiva.

Fonte: Portal G1

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Caixas do Banco do Brasil e do Bradesco de Campo Redondo foram explodidos e roubados nesta madrugada de quina-feira(30)



Dois caixas eletrônicos foram explodidos na madrugada desta quinta-feira, 30, no município de Campo Redondo, 135 km de Natal.

Segundo informações de populares, por volta de 03h00min, vários homens fortemente armados explodiram os caixas eletrônicos do Banco do Brasil e do Bradesco, que ficam em agências próximas, realizaram o roubo e fugiram em dois veículos. De acordo com populares, a agência que abrigava o caixa do Bradesco (Av. Senador João Câmara) e do Banco do Brasil (Rua Cel Severino Bezerra - Rua do Vapor) ficaram completamente destruídos com a ação criminosa da quadrilha.





Ainda não informação da quantia que foi roubada pela quadrilha nos dois caixas eletrônicos.

Por George Araújo

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

A Rádio Comunitária parabeniza o Padre Idalmo Barbosa pelos seus 15 anos de sacerdócio


Grupo idosos – API de Campo Redondo realiza caminhada em prol da campanha “Outubro Rosa”



Nesta manhã de quarta-feira (29) o Grupo idosos – API de Campo Redondo realizaram uma caminhada em prol da campanha “Outubro Rosa” de combate à prevenção do câncer de mama e de útero. A concentração aconteceu no prédio do Centro de Convivência dos Idosos com percursos pela Rua Vivaldo Pereira, Rua Francisco José Pachêco, Av. Senador João Câmara e a Dr. Pedro Medeiros e retorno para um café da manhã reforçado.
Após o café da manhã, os idosos participaram de uma importante palestra com o enfermeiro Luiz sobre o tema central da campanha “Outubro Rosa”. “Foi um momento ímpar para a vida destes jovens da terceira idade, pois as informações que obtiveram aqui poderão ser repassadas aos seus familiares e amigos.” Comentou o enfermeiro.

Coordenação Maria de Gerôncio
Professores Adriene Ferreira Da Silva Ferreira e Fábio
Apoio Prefeitura Municipal

Por George Araújo

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Igreja Evangélica Batista de Campo Redondo celebrou seus 40 anos de aniversário


Nestes dias 24, 25 e 26 de outubro a Igreja Evangélica Batista situada a Avenida Senador João Câmara -Centro realizou sua 40ª Conferência de aniversário por seus 40 anos de existência no município de Campo Redondo. O tema da Conferência foi "O poder da fé nos tempos diceis..." Hebreus 1-1, tendo como preletor Pastor Francisco Iranildo Silva (IRAN). Presenças dos pastores Lenivaldo Gonzaga, Manoel Batista e outras caravanas.

A Igreja Batista Regular de Campo Redondo foi fundada no ano de 1974, pelo Missionário Benjamim Elmer Peterson, Norte Americano, oriundo do estado Americano de Minesota. O Pastor Benjamim como era conhecido, na época também trabalhava na fundação da Igreja Batista Regular em Currais Novos e resolveu estender seu ministério até a cidade de Campo Redondo. Chegando em Campo Redondo inicio o trabalho em uma tenda armada nas proximidades da ponte sobre o Rio Trairi, realizando ali, os primeiros cultos e ganhando as primeiras almas para Cristo. Em seguida adquiriu uma casa residencial na Avenida Senador João Câmara onde os cultos começaram a ser realizados e onde hoje é o atual templo da Igreja no centro da cidade. O primeiro Pastor Brasileiro foi o irmão Manoel Batista, nascido na cidade de São Jose do Mipibu, trabalhou alguns anos na Igreja em Campo Redondo. Vários Seminaristas do Seminário Batista Bereiano também contribuíram com o trabalho evangelístico em Campo Redondo, entre eles destacamos os Pastores José Soares Filhos e Jonas Alves Ribeiro. Em 1985 chegou em Campo Redondo os Missionário João Marinho Campelo e James Gunning. O missionário James era natural da Irlanda do Norte e filiado a Missão Acre Gospel. Trabalhou em Campo Redondo até o ano de 1991, neste período, fundo a Congregação da Malhada Vermelha e do Conjunto Lauro Maia. O pastor João Marinho serviu a Igreja até o ano de sua morte ocorrida em 2001. Em 1991, a Missão Evangélica Amazônica envia para Campo Redondo o Missionário Plínio Damasceno Xavier. O pastor Plínio era oriundo do Estado do Acre e trabalhou em nossa Igreja até o ano de 1996 quando Deus o chamou para sua terra natal, deixando saudades no povo campo-redondense. Em 1997 chega a Campo Redondo o Missionário Samuel Scott e o Missionário Billy Jones que ajudaram na obra e depois foram morar em Santa Cruz. Neste mesmo ano, chegava a Campo Redondo o Missionário Trevor Bennet que trabalhou até o ano de 2001. Entre as muitas coisas que realizou, destacamos a fundação da congregação Batista em Lajes Pintadas. Em 2001, a Igreja Recebeu o Pastor Demóstenes Borges que trabalhou com a Igreja até o ano de 2003. Neste mesmo ano o pastor Lenivaldo Gonzaga de Oliveira assumiu o ministério e atua até os dias atuais. Atualmente a Igreja Evangélica Batista tem exercido seu papel na sociedade campo-redondense. Tem cerca de 80 membros e 20 congregados. Sendo uma instituição religiosa, sem fins lucrativos, tendo como objetivos principais glorificar a Deus, edificar os crente e difundir a mensagem do evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.










Por George Araújo

domingo, 26 de outubro de 2014

Prefeitura de Campo Redondo entrega quarenta casas populares no Conjunto Campo Belo



O Prefeito de Campo Redondo Alessandru Alves, nesta sexta-feira, 24 de outubro, realizou o grande sonho de 40 famílias que receberam das mãos do Prefeito, dos vereadores João de Petronilo, Silvânia Karla, Janaína Félix, Zé Ronaldo e Reginaldo Moura, dos secretários municipais Paulo José (Assistência Social), Omar Pachêco (Secretaria de Transportes), Chiquinho Victor (Secretaria de Obras), Franco Anicley (Secretaria de Saúde), Edemilson Moreno (Secretaria de Agricultura), de Valba Alves (representante da CHB), do padre Idalmo Barbosa e do pastor João Ricardo a tão esperada chave da sua casa própria. A solenidade de entrega aconteceu em frente ao conjunto Campo Belo com uma missa campal celebrada pelo pároco local.


A solenidade de entrega das chaves das casas contou com a presença da representante da CHB (Valba Alves - Analista de Projetos Sociais na empresa),que fez parte da mesa juntamente com o prefeito Alessandru Alves, do secretário Paulo José Dantas, secretários municipais Chiquinho Victor, Omar Pacheco, Franco Anicley, Edmilson Moreno , e os vereadores João de Petronilo, Silvânia Karla, Janaína Félix, Zé Ronaldo, Reginaldo Moura e demais autoridades .

O prefeito Alessandru Alves fez a leitura do Termo de Posse dos imóveis e em suas palavras disse que o processo de construção dessas casas foi uma parceria com o Governo Federal, através do Programa Minha Casa Minha Vida e através da empresa Companhia Hipotecária Brasileira - CHB.

A primeira pessoa a receber a chave da sua casa das mãos do Prefeito Alessandru Alves, do Secretário de Assistência Social Paulo José Dantas e do padre Idalmo Barbosa foi a senhora Maria Elizete de Araújo .




































































Por Assecom da PMCR