segunda-feira, 29 de junho de 2015

25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: pelo direito de construir outra História


Realizada pela Escola de Conselhos de Pernambuco/UFRPE com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, a pesquisa 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: pelo direito de construir outra história já atua nas regiões metropolitanas do Nordeste brasileiro. Baseando-se nos 25 anos da promulgação do Estatuto, a serem completos em julho de 2015, a iniciativa realizará uma pesquisa-ação com o objetivo de montar um acervo histórico sobre a luta em defesa dos direitos da criança e do adolescente do Nordeste brasileiro.

Através de entrevistas e oficinas de sensibilização e mobilização junto a adolescentes protagonistas, militantes, pesquisadores, conselheiros e ex-conselheiros tutelares, representantes de associações, articuladores da rede de proteção e agentes históricos da causa da infância, a pesquisa 25 anos do ECA irá construir uma memória sobre o Estatuto, abordando as suas conquistas e os desafios para sua aplicação. A partir da história oral e de documentação, serão feitos pesquisas e análises sobre o trabalho de profissionais e organizações sociais que atuam na área dos direitos de meninos e meninas ao longo dos 25 anos de promulgação do Estatuto.

Com o objetivo de fortalecer o sistema de garantias dos direitos da criança e do adolescente e a causa da infância e adolescência como um todo, a pesquisa 25 anos do ECA irá produzir um livro, sintetizando o conhecimento construído a partir de suas ações, e retornará a todas as capitais com seminários para o fortalecimento da ação destes atores. Além disso, o acervo coletado será disponibilizado para a sociedade através do Centro de Documentação da Infância Nordestina, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Fonte: Escola de Conselhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário