quinta-feira, 23 de novembro de 2017

IGREJA CATÓLICA DE CAMPO REDONDO CELEBROU MISSA COMEMORATIVA AOS 100 ANOS DE FUNDAÇÃO NO MUNICÍPIO

Ontem, dia 22 de novembro de 2017, a Igreja Católica de Nossa Senhora de Lourdes, quem atualmente é pastoreada pelo padre José Manuel, celebrou missa comemorativa aos 100 anos de existência no município de Campo Redondo. 

A religião predominante no município de Campo Redondo é o Catolicismo. E as primeiras manifestações religiosas surgiram com a fundação da cidade, trazida pelos sertanejos que herdaram de seus pais. Por decisão do proprietário foi construído na fazenda uma capela em homenagem a São Sebastião, mas que posteriormente passou a Nossa Senhora de Lourdes, em 1917, para levar até a povoação a presença religiosa e por gratidão do sucesso obtido na plantação do algodão e o êxito das lavouras.

A matriz de Nossa Senhora de Lourdes que era uma pequena capela, passou para um local no alto dos cruzamentos das ruas Dr José Borges de Oliveira com a Rua Nossa Senhora de Lourdes, onde ainda é hoje. Esta mudança aconteceu antes mesmo da Emancipação Política de Campo Redondo pelo Sr Cipriano Pacheco que fez a doação do terreno para paróquia que pertencia a cidade de Santa Cruz-RN. Neste período, não sabemos bem a informação do ano de quando foi erguida a Igreja na época com a autorização do Padre Raminho, e foi construída com uma estrutura arquitetônica da Arte Barroca.       
    
A Igreja Católica de Campo Redondo passou por uma grande reforma estrutural no ano de 1999, já que as condições internas do templo não dava condições de culto aos religiosos devido as inúmeras andorinhas que povoam o teto, que não era lajeado, e por esse motivo, prejudicava as atividades religiosas. Nesta época toda comunidade católica se mobilizou em torno da reforma, fazendo suas doações, e também o prefeito da época, o Sr prefeito Aluisio Eloi Rodrigues deu sua parcela de contribuição para tão sonhada reforma.



A primeira criança batizada na capela foi Francisco Pachêco Filho, vulgo (Tito Pacheco). Que segundo uma informação obtida com exclusividade pela nossa reportagem, por um morador da comunidade Baldo que também se chama Francisco Pacheco e também recebe o mesmo nome e esta criança teria se batizado a exatos 100 anos atrás na data de 22 de novembro.

Vários párocos já celebraram missas na Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, como: Frei Damião (o capuxinho), Padre Ermerson; Padre Monsenhor Raimundo; ex-padre Tarcísio; Padre João Batista; Padre Idalmo César Barbosa Fernandes e atualmente temos o celebrante padre José Manuel.







Nenhum comentário:

Postar um comentário