sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

6ª EDIÇÃO DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA SERÁ LANÇADA EM 20 DE FEVEREIRO.

FOTO:DIVULGAÇÃO ASCOM/OLP.
A equipe do programa, que tem coordenação técnica do CENPEC, saiu pelo País para conversar com professores de língua portuguesa, estudantes, técnicos de secretarias de educação, diretores de escolas, docentes de universidades públicas e representantes do Consed e da Undime. Nesse trabalho, recolheu uma série de sugestões para aprimorar a próxima edição do concurso, que acontece agora, em 2019.
O que vem de novo

Uma das principais novidades para a 6ª edição é a inclusão de um novo gênero/categoria de inscrição, entre os já existentes: o Documentário. Professores e estudantes de todo o Brasil contarão com o apoio do Escrevendo o Futuro para a realização das oficinas em sala de aula. Serão cinco gêneros, distribuídos da seguinte maneira:

Poema  - 5º ano EF
Memórias Literárias - 6º e 7º anos EF
Crônica - 8º e 9º ano EF
Documentário - 1º e 2º anos EM
Artigo de Opinião - 3º ano EM

As premiações para semifinalistas, finalistas e vencedores nas categorias Poema, Memórias Literárias, Crônica, Artigo de Opinião e Documentário também reservam surpresas e novidades que serão divulgadas em breve, inclusive com o lançamento de um caderno de orientação.

O tema das produções para 2019 é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania. Nesta edição, a premiada escritora mineira Conceição Evaristo é a grande homenageada!

Mais informações sobre a 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa serão divulgadas no dia 20 de fevereiro, data de abertura das inscrições – e o portal oficial já foi, inclusive, reformulado.

Quem pode participar

Professores da rede pública e seus alunos do 5º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.

Fonte site CENPEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário