quinta-feira, 16 de maio de 2019

SECRETARIA DE SAÚDE E EQUIPE DO PROGRAMA ESTADUAL DE VIGILÂNCIA DO TRACOMA REALIZARAM BUSCA ATIVA DA DOENÇA EM CAMPO REDONDO.

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da equipe do Programa Estadual de Vigilância do Tracoma compostas pela Oftalmologista Marilia Cefora e pelas sanitaristas Nivan Costa e Cris Amador todas técnicas certificadas pelo ministério da saúde e pela organização mundial de saúde, realizaram nesta quinta-feira (16), das 9h às 11h, uma busca ativa do tracoma, na escola Municipal Agenlina Aurina no Conjunto Margarida Procópio. O tracoma é uma doença inflamatória dos olhos, causada pela bactéria Clamidia Tracomatis e ocorre principalmente em crianças.

Sendo assim, a ação examinou todos os alunos do turno matutino da referida escola. A ação do tracoma tem por objetivo eliminar a doença como a causa de cegueira no país. O procedimento para a realização do exame é simples, com a avaliação externa e interna da pálpebra superior na procura da presença da bactéria Tracoma Tracomalis, que se apresenta por meio de pequenas vesículas dispersas por essa região ocular. 

Transmissão, sintomas e prevenção:

A forma de transmissão desta bactéria se dá pelo contato direto com secreções dos olhos, nasais e bucais do indivíduo afetado e também, por meio de objetos que entraram em contato com as secreções de indivíduos contaminados.

O período de incubação desta bactéria varia de 5 a 12 dias e depois deste período, o indivíduo começa a apresentar sinais clínicos da doença, que são, inicialmente, lacrimejamento, descarga e irritabilidade ocular. Quando a doença está mais avançada há a presença de cicatrizes na córnea e conjuntiva, levando há uma deformação das pálpebras, fazendo com que os cílios fiquem em contato direto com os olhos, prejudicando assim a visão. 

A prevenção do tracoma é feita através da adoção de hábitos adequados de higiene, como por exemplo, lavar o rosto das crianças com frequência, não compartilhar objetos de uso pessoal e possuir boas condições sanitárias.

Fonte  Assessoria PMCR

Nenhum comentário:

Postar um comentário