segunda-feira, 30 de março de 2020

NÚMERO DE CASOS SUSPEITOS DE COVID-19 SOBE PARA 77 NO RN

Foto Reuters
O Rio Grande do Norte passa a ter 77 casos de pessoas com o novo coronavírus. A informação foi atualizada no início da tarde desta segunda-feira (30) pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). As cidades com casos confirmados são Natal (36), Mossoró (16), Parnamirim (10), Assú (1), Apodi (1), Caicó (2), Carnaubais (1), Luís Gomes (1), Macaíba (1), Monte Alegre (1), Passa e Fica (1), São Gonçalo do Amarante (2), São José de Mipibu (1), Tibau (1).

Há ainda dois casos confirmados de pessoas residente, respectivamente, na cidade de Recife e de Fortaleza, que foram atendidas no RN.

Segundo o boletim epidemiológico da Sesap, o Estado, até o presente momento, possui 1.512 notificações para Covid-19,no sistema RedCap, não sendo contabilizadas as notificações dos casos que foram excluídos, que no momento totalizam 112 exclusões e 222 duplicidades.

Dos 1.512 casos notificados no RN através do sistema RedCap, 379 casos já foram descartados. Já os 1.055 casos suspeitos e 1 caso provável ainda aguardam resultados dos exames laboratoriais.

Há ainda 439 registros inseridos no novo sistema de notificação adotado pelo Ministério da Saúde (E-SUS VE) na última sexta-feira (27), contudo ainda não foi possível o acesso a esse banco de dados em decorrência de problemas técnicos e de funcionalidade desse novo sistema, impossibilitando assim a verificação desses registros.

Para a Sesap, o crescimento do número de casos excluídos é um fator preocupante, pois significa afirmar que pessoas que não preenchem os critérios de caso suspeito estão sendo atendidas e seus exames estão sendo coletados, gerando o aumento da concentração de atendimento nos serviços de saúde, ao passo que estes insumos devem ser priorizados aos pacientes que de fato preencham aos critérios de definição de caso suspeito. "Isso ressalta a necessidade de sensibilização da rede assistencial dos municípios para atentar sobre os critérios de definição de caso de modo a tornar mais efetivo e célere o processo operacional de notificação e investigação dos casos", explica a secretaria.

A Sesap confirmou na noite de sábado (28), o primeiro óbito pelo novo coronavírus no Rio Grande do Norte. A vítima era um homem de 61 anos, com histórico de diabetes, e que teve contato com caso suspeito. Ele era professor da Uern.
O paciente deu entrada em hospital privado na cidade de Mossoró no dia 21 de março. Na última sexta-feira (27), teve a confirmação que estava com a Covid-19, indo a óbito na noite de sábado.

Fonte Nominuto.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário