segunda-feira, 25 de maio de 2020

O ESTADO DO RN JÁ CONTABILIZA 212 ÓBITOS POR COVID-19 E 4.774 PESSOAS INFECTADAS.



Foto Demis Ruossos

O Rio Grande do Norte contabiliza nesta segunda-feira (22) 212 óbitos em decorrência da covid-19 e 4.774 pacientes infectados pela doença, segundo o novo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), durante coletiva realizada na Escola de Governo, no Centro Administrativo. Quarenta mortes permanecem em investigação no Estado.
De acordo com a Sesap, o RN registra ainda 12.856 casos suspeitos, 10.276 descartados. Até o final da manhã de hoje, 467 pessoas encontravam-se internadas em decorrência do novo coronavírus. De acordo com o secretário-adjunto de saúde do Estado, Petrônio Spinelli, os testes apresentam, cada vez mais, resultados positivos, ao invés de descartados.
Ele destacou que o Estado já criou 285 novos leitos para o tratamento da covid-19 desde o início da disseminação da doença no RN. "Realmente, é grave a evolução da pandemia e, apesar da criação de leitos, nós continuamos com a taxa de ocupação terrivelmente preocupante", lamentou.
As taxas de ocupação em Mossoró, atualmente, encontram-se em 95%, enquanto em Pau dos Ferros, 80% dos leitos estaduais estão ocupados. A situação mais crítica é observada na Região Metropolitana de Natal, onde 97% da rede encontra-se ocupada, apesar da abertura de novos leitos. Em Caicó, o Hospital conta com 64% de ocupação.
Segundo Petrônio Spinelli, em prioridade 1 (maior gravidade), quatro pessoas aguardam por um leito de UTI no Estado; já em prioridade 2, 26 pacientes estão na fila da espera. Em relação às prioridades 3 e 4, 57 pessoas esperam por um leito. "Um dos grandes gargalos que o sistema tem (também a nível mundial), é o número de respiradores. Nós, então, tivemos toda uma articulação para isso, fizemos um plano de contingenciamento e apresentamos a necessidade ao governo federal de novos leitos críticos e com respiradores. Tivemos muita dificuldade em um primeiro momento, mas, recentemente, passamos a receber os equipamentos", disse.

Fonte Assecom-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário