A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), foi uma das autoridades do país que utilizou as redes sociais para comentar a vitória do democrata, Joe Biden, sobre o republicano Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.
A chefe do Executivo estadual afirmou que a “esperança renasce hoje com a vitória de Biden e Kamala”. Ainda segundo a petista, o resultado é uma proclamação da democracia. “O povo estadunidense derrotou Trump e a direita conservadora, intolerante e obscurantista. O recado tá dado! A decisão do povo é soberana e impera sobre o autoritarismo”, comemorou Fátima.
“Não é uma vitória qualquer! Ter Kamala como vice-presidente consolida ainda mais o simbolismo que ela representa. Mulher negra, ativista, descendente de asiáticos não brancos e jamaicanos, e a primeira a ocupar esse importante cargo nos EUA. Comemoremos, esse momento é histórico!”, publicou a governadora.
A esperança renasce hoje com a vitória de Biden e Kamala nas eleições dos EUA. Proclamando a democracia, o povo estadunidense derrotou Trump e a direita conservadora, intolerante e obscurantista. O recado tá dado! A decisão do povo é soberana e impera sobre o autoritarismo.— Fátima Bezerra (@fatimabezerra) November 7, 2020Já o presidente Jair Bolsonaro silenciou sobre a eleição do democrata Joe Biden à presidência dos EUA, resultado projetado pela imprensa norte-americana. Mais de uma hora depois, nem o Palácio do Planalto nem o Ministério das Relações Exteriores se pronunciaram. A decisão isola o Brasil no plano internacional, depois que outros chefes de Estado e governo já reconheceram a vitória de Biden e o congratularam nas redes sociais.
De acordo com fontes do Planalto, Bolsonaro reagiu com “tranquilidade” ao resultado e reforçou que vai esperar um “quadro concreto” para se pronunciar. Ainda segundo integrantes do governo, o presidente considera qualquer pronunciamento uma afobação e vai aguardar o término dos processos judiciais movidos por Trump, que não reconhece a derrota e contesta o resultado alegando, sem provas, que há fraude no processo eleitoral.
O democrata Joe Biden derrotou o atual presidente, o republicano Donald Trump, na disputa pela Casa Branca. A vitória confirmada neste sábado (7), no Estado da Pensilvânia garantiu 273 delegados no colégio eleitoral ao ex-vice de Barack Obama, mais do que os 270 necessários para assumir a presidência, conforme as projeções das emissoras de TV americanas CNN, CBS e NBC.
Fonte Nominuto.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário