O Rio Grande do Norte figura com dois municípios entre os 20 mais eficientes do país no REM-F (Ranking de Eficiência dos Municípios – Folha). A ferramenta foi criada pela Folha de São Paulo, em conjunto com o Datafolha, neste ano eleitoral, que permite consultar quais prefeituras do Brasil entregam mais serviços básicos à população usando menor volume de recursos financeiros.
Santa Cruz e Jardim do Seridó figuram no ranking ocupando a 16ª (0,672) e 18ª (0,671) colocação, respectivamente. Em seguida aparecem Pau dos Ferros (39º), Caicó (48º) e Currais Novos (97º).
De acordo com a Folha, o levantamento cobre 5.276 municípios, ou 95% do total, e se utiliza dos dados públicos mais recentes e comparativos (com datas equivalentes) para uma base dessa dimensão. 292 cidades não possuíam informações consistentes e ficaram de fora.
A ferramenta utiliza uma escala de 0 a 1 para medir a eficiência dos municípios, com o pior município marcando 0,220 e o melhor alcançando 0,769. De acordo com o estudo, apenas 163 municípios, equivalentes a 3% do total, são classificados como “eficientes”. Outros 3.591 municípios, representando 68%, demonstram “alguma eficiência”. Já 1.450 municípios, ou 27,5%, são considerados de “pouca eficiência”, e os 72 municípios restantes, cerca de 1,3%, são categorizados como “ineficientes”.
Em média, 71,2% das cidades no país são classificadas como “eficientes” ou com “alguma eficiência”. Esse resultado é bastante alinhado com a percepção dos cidadãos em relação aos prefeitos em exercício. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Datafolha, 46% dos brasileiros avaliam os prefeitos como ótimos ou bons, enquanto 32% os consideram regulares, totalizando 78% de aprovação nessas categorias.
Por Jair Sampaio
Nenhum comentário:
Postar um comentário