Foto: Reprodução/YouTube.
As eleições nos Estados Unidos ocorrerão nesta terça-feria dia 5 de novembro de 2024. Neste pleito, os eleitores decidirão entre os candidatos, incluindo Kamala Harris e Donald Trump.
As eleições nos Estados Unidos ocorre nesta terça-feira (5), mas foi possível votar antecipadamente. Como o voto não é obrigatório no país, as manifestações de apoio de celebridades aos candidatos podem ser fundamentais para estimular que os cidadãos exerçam o direito.
O bilionário Elon Musk, por exemplo, é um dos apoiadores notórios do republicano Donald Trump desde julho. Além dele, os rappers Kanye West e 50 Cent e o CEO do UFC, Dana White, apoiam o candidato. As informações são do portal G1.
A cantora Billie Eilish e seu irmão, o cantor e compositor Finneas, a cantora Olivia Rodrigo, o músico Bad Bunny, o jogador de basquete LeBron James e a atriz Jennifer Anniston são alguns dos apoiadores de Kamala Harris. Charli XCX, artista britânica, também apoia a chapa da atual vice-presidente.
Indecisos são disputados
Empatados tecnicamente, Trump e Kamala disputam os eleitores indecisos ou aqueles que decidiram não votar nos “Estados-pêndulos”, os locais considerados fundamentais na definição do próximo presidente.
Isso ocorre em função do sistema eleitoral dos Estados Unidos, no qual o candidato que conquistar o maior número de delegados, e chegar a 270 de um total de 538, conquista o posto na Casa Branca.
Os estados considerados como decisivos para a definição, são: Arizona, Carolina do Norte, Geórgia, Michigan, Nevada, Pensilvânia e Wisconsin.
Na véspera da eleição, o ex-presidente Trump faz comícios na Carolina do Norte, Pittsburgh, Pensilvânia e no Michigan. A campanha do ex-presidente foca nos indecisos.
Já a vice-presidente, Kamala Harris, participa de um evento em Pittsburgh e viajará à Filadélfia para um encontro ao lado da cantora Lady Gaga e da apresentadora Oprah Winfray.
Cenário apertado
Não é de agora que Trump e Kamala aparecem empatados. Na semana anterior, um levantamento publicado pela CBS em parceria com YouGov apontou o cenário acirrado, quando Kamala somava 50% das intenções de voto contra 49% de Trump. A margem de erro da pesquisa é de 2,6 pontos percentuais.
Uma pesquisa do The Wall Street Journal, de quinta-feira, 24, indicou Trump numericamente à frente de Kamala. O ex-presidente apareceu com 49% conta 46% da democrata.
Outras previsões desta segunda, 4, trazem conclusões distintas: A revista britânica Economist acredita que Kamala Harris terá 270 delegados e Trump, 268. Mas dá uma chance igual para cada um deles de vencer o pleito. O site americano FiveThirtyEight dá 276 votos para Trump. Kamala ficaria com 262. O site Real Clear Politics acredita que Trump pode conseguir 287 delegados no Colégio Eleitoral e Kamala, 251. Nesse quesito, Trump tem uma leve vantagem.
Fonte Portal G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário