sexta-feira, 27 de junho de 2014

Telão da Copa para Brasil X Chile neste sábado (28)

Brasil está 100% em confrontos contra o Chile em Copas do Mundo

A Seleção Brasileira enfrentou o Chile pela primeira vez em Copas do Mundo na semifinal da Copa de 1962, disputada exatamente no país dos Andes. O Brasil venceu por 4 a 2. Os artilheiros do jogo foram Garrincha e Vavá, que marcaram duas vezes cada, para o Brasil, e Sanchez e Toro, para o Chile.

Nesta partida, ocorreu a famosa expulsão de Garrincha, que teria que pegar um jogo de suspensão, exatamente a final contra a Tchecoslováquia. A Fifa pediu o depoimento do bandeirinha uruguaio Esteban Marino, que misteriosamente sumiu. 

Sem a presença do bandeira, Garrincha foi liberado. Curiosamente, Marino foi contratado, meses depois, para trabalhar na Federação Paulista de Futebol. O Brasil sagrou-se bicampeão mundial de futebol, ao vencer a Tchecoslováquia por 3 a 1.

O segundo confronto entre brasileiros e chilenos ocorreu nas oitavas de final da Copa da França, em 1998, e o Brasil venceu por 4 x 1, com dois gols de César Sampaio e dois de Ronaldo. 

Na ocasião, Salas e Zamorano formavam a dupla de ataque do time chileno. O treinador brasileiro era Zagallo, e a Copa de 98 foi marcada pela convulsão de Ronaldo, o "Fenômeno", antes da final, quando o Brasil foi derrotado pela França por 3 a 0.

A última vez em que as duas seleções sul-americanas se encontraram em Mundiais foi novamente nas oitavas de final. E a seleção de Dunga venceu por 3 a 0 na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010. Juan, Luis Fabiano e Robinho marcaram os gols. 

Curiosamente, nas quartas de final da Copa passada, o Brasil cruzou com a Holanda, a outra possibilidade de cruzamento em 2014. A Seleção perdeu por 2 a 1, dando adeus à competição naquela oportunidade.

OS CONFRONTOS:

13 de junho de 1962 - Santiago, Chile - Brasil 4 x 2 Chile - Copa do Mundo
27 de junho de 1998 - Paris, França - Brasil 4 x 1 Chile - Copa do Mundo
28 de junho de 2010 - Joanesburgo, África do Sul - Brasil 3x0 Chile - Copa do Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário