sábado, 4 de novembro de 2017

DICAS PARA QUEM VAI FAZER AS PROVAS DO ENEM 2017



Devido à importância do exame, que pode servir para selecionar novos alunos para o ensino superior, concorrer a bolsas de estudo integrais e parciais ou conceder o certificado do ensino médio, entre outras utilidades, quem vai fazer o Enem precisa estar muito bem preparado.

São dois dias de provas e pouco tempo para resolver 180 questões de múltipla escolha, além de redigir a redação, ou seja, o candidato deve se preparar para manter a concentração e enfrentar a pressão do exame, cujo resultado pode abrir diversas possibilidades futuras.

Para evitar maiores problemas e se manter focado na realização dos testes, confira algumas dicas para quem vai fazer as provas do Enem.
Antes das provas

– Use os dias próximos às datas de aplicação das provas do Enem para revisar conteúdos que tem mais dificuldade e também para relaxar.

– Fique atento às exigências da organização do exame e procure saber o que você pode levar e usar na hora da prova, para não ter nenhum problema. Documento de identificação original e com foto e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, são obrigatórios.

Para não chegar ao local de prova e dar de cara com a porta fechada, é preciso sair de casa com bastante antecedência (Foto: Divulgação)

– Cuidado com o fuso horário, pois as provas do Enem têm como referência o horário de Brasília.

– Nos dias de provas, saia de casa com bastante antecedência, mesmo que resida perto do local onde fará o exame. Trânsito ruim, chuvas e outros tipos de obstáculos podem te atrasar e até fazer perder o horário de entrada.

– Faça uma alimentação leve e saudável no dia dos testes, optando por frutas, leite e iogurte, no café da manhã, e por salada, carne grelhada, frango ou peixe, no almoço.

– Evite alimentos pesados e gordurosos e também bebidas alcoólicas antes das provas.
Durante os testes

– Não tire fotos da sala, do cartão ou da prova, pois isso pode resultar na sua eliminação, como aconteceu com candidatos em edições passadas do Enem.

– É permitido levar água e alimentos como barra de cereais e chocolate para a sala, para matar a sede e a fome durante as provas.

– Quando receber o cartão-resposta e a folha de redação, marque, no cartão, a cor da capa do caderno de questões, para não se esquecer.
Durante as provas, o candidato deve ficar calmo e começar fazendo as questões mais fáceis (Foto: Divulgação)

– Respire fundo e dê uma boa olhada no caderno de questões, antes de iniciar as provas.

– Comece respondendo às questões da disciplina com a qual você tem mais afinidade. Se encontrar dificuldades, passe para outra imediatamente e não se esqueça de ficar atento ao relógio, pois o tempo passa rápido.

– Se o cansaço bater, tente fazer algum tipo de alongamento, mas tome cuidado para isso não ser interpretado como uma tentativa de cola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário