quarta-feira, 19 de junho de 2024

NOVA DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS FOI TEMA PRINCIPAL DE ASSEMBLEIA DA AMSO-TR.

Representantes das administrações que integram a Associação de Municípios do Seridó Oriental e Trairi (AMSO-TR) estiveram reunidos nesta quarta-feira (19) na 5ª Assembleia Geral Extraordinária da entidade. O encontro ocorreu na sede da entidade e teve como pauta principal a discussão entre os associados sobre o destino dos resíduos sólidos após o fim dos lixões, programado para o mês de agosto.

O encontro foi comandado pelo presidente Ivanildinho Ferreira, prefeito de Santa Cruz, e serviu para dar deliberações sobre as ações que as administrações municipais tomarão para se enquadrarem à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que terá efeitos em todo o território nacional. Contribuiu com o debate o gerente técnico do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Seridó, Marcondes Silva.

"Nessa segunda assembleia da minha presidência, queremos debater soluções a respeito da destinação dos resíduos. Existem possibilidades que serão debatidas e trazidas para a discussão. Como o prazo está bem curto, a decisão também precisa ser tomada de forma célere, porém sempre com muita responsabilidade", afirma Ivanildinho Ferreira, presidente da AMSO-TR.

O fim dos lixões é uma medida que entrou em vigor em 2021 apenas para capitais e regiões metropolitanas. A proibição terá no próximo mês de agosto como prazo final estabelecido pelo Ministério do Meio Ambiente para que os municípios encontrem novas alternativas na destinação dos resíduos sólidos produzidos pela sua população.

Representação
Além do presidente Ivanildinho, também estiveram presentes o prefeito de Florânia, Galo, e o prefeito de Santana do Seridó e secretário da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Hudson Brito.

Outros prefeitos que não puderam comparecer mandaram seus representantes. Os secretários Francisco Araújo e Luciano Medeiros representaram Acari; o assessor jurídico Marcelo Xavier representou Currais Novos; a secretária Ana Paula Silva representou Lagoa Nova; o vice-prefeito Humberto Gondim representou Parelhas; o secretário Iago Araújo representou Jardim do Seridó e o chefe de gabinete José da Silva Júnior representou o município de Florânia.

Fonte Ismael Medeiros 

Nenhum comentário:

Postar um comentário