Um transformador de 250 toneladas, que está sendo transportado pelas rodovias federais da Paraíba, fará parte do Parque Eólico Serra da Palmeira, localizado na região do Seridó paraibano.
O equipamento converte a energia eólica em elétrica, conduzindo a energia gerada para o operador do sistema elétrico. Ele foi produzido numa fábrica na China e transportado ao país pela CGT Brasil, empresa responsável pela construção da subestação no interior paraibano.
O complexo eólico será composto por 108 aerogeradores, distribuídos entre diversas cidades da Paraíba: 36 em Picuí, 33 em Nova Palmeira, 25 em Pedra Lavrada, 10 em São Vicente do Seridó e quatro em Baraúna.
Com uma potência instalada de 648 MW, o parque será capaz de abastecer até 1,7 milhão de pessoas.As obras do projeto começaram em outubro de 2023, e a previsão é que o início da operação do parque eólico aconteça ainda em 2025. O investimento total no projeto é de R$ 3,7 bilhões.
De acordo com o g1, o parque eólico vai receber um segundo transformador, com as mesmas dimensões, em abril. O equipamento vai seguir o mesmo trajeto depois que chegar a Pernambuco pelo Porto de Suape, mas ainda não há uma data certa para a segunda operação.
O trajeto do transformador de energia
No sábado (15), o primeiro dia de transporte do transformador começou por volta das 6h, no KM 94 da BR-101, no Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco. No domingo (16), a operação recomeçou no mesmo horário, saindo do município de Paulista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário