quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Nota de parabéns do prefeito Alessandru a todos os professores de Campo Redondo




Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras...

Hoje é um dia muito especial: dia do professor. Apesar de considerarmos que esse profissional precisa ser valorizado todos os dias pela missão que possui, é importante termos essa data para refletirmos um pouco sobre nossas práticas. A vida de um professor é tão agitada com planejamento, aulas, diários, avaliação etc., que fica difícil, muitas vezes, parar e pensar sobre como tem desempenhado sua função, qual é seu papel na sociedade e como pode impactar a vida de seus alunos.

Mas essa não é uma data apenas para promover a reflexão dos professores, mas de todos. Como disse Paulo Freire, essa data “é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem ‘águias’ e não apenas ‘galinhas’. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.”

Vejamos que o grande Paulo Freire mostrou que a missão do docente é muito maior do que as vezes percebemos. O professor ajuda o aluno a alçar voos mais altos, de forma a mudar não apenas sua realidade, mas toda a sociedade. 

E, para isso, um pouco de Rubem Alves:

"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes"

Feliz dia do Professor!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário