sábado, 26 de março de 2016

CAMPO REDONDO ESTÁ COMPLETANDO HOJE(26) 53 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Um pouco da história de Campo Redondo/RNEm 26 de março de 1963, pela Lei nº 2.855, desmembrou-se de Santa Cruz e tornou-se município com o nome de Campo Redondo.Em 1922, Campo Redondo já tinha uma feira e uma rua com trinta casas o que lhe dava aparência de povoado. 
A capela foi substituída por uma igreja maior em 1935 e três anos depois Campo Redondo foi elevado à condição de vila, passando a se chamar, oficialmente, Serra do Doutor, no dia 30 de dezembro de 1943.
Cortada pela BR 226, a cidade de Campo Redondo está localizada a 135 km de Natal, contando com um clima semiárido durante a maior parte do ano. Porém, no mês de junho, as festas juninas esquentam o frio aconchegante que é soprado da Serra do Doutor, obrigando as pessoas a usarem casacos durante a noite.
Limita-se com os municípios de São Tomé e Lajes Pintadas (norte), Currais Novos (oeste), Santa Cruz (leste) e Coronel Ezequiel (sul). Limita-se ainda com a Paraíba (sudoeste).
O município de Campo Redondo possui 98,54% de seu território inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Trairi e 1,46% nos domínios da bacia hidrográfica Piranhas-Açu, sendo banhado pelas sub-bacias dos Rios Trairi, Grossos, Inharé e Campo Redondo.Atualmente grande parte da população campo-redondense sobrevive da renda da agricultura familiar (milho, feijão, maracujá, coco, caju, melancia, jerimum, entre outros). 
A criação de gado, de ovelhas, cavalos também é de grande importância e muitos agricultores do município passou a investir nas criações em suas pequenas propriedades rurais.
Hoje, a cidade oferece aos comerciantes, consumidores e visitantes de outras cidades a cobertura da Feira Livre na Av. Senador João Câmara – centro da cidade – que foi construída na gestão do ex-prefeito Francisco de Vasconcelos Silva entre em 1992.

Fato Histórico: Enchente de 1º de abril de 1981

Uma simples ligação feita pela telefonista Maria de Fátima, informou que o Açude Mãe D’água, de Campo Redondo, estava próximo ao rompimento e alertou o prefeito Hildebrando Teixeira, em Santa Cruz, e fez com que milhares de vidas fossem salvas.As cenas da tragédia do dia 1º de abril de 1981, que desabrigou cinco mil pessoas e deixou o Estado do RN sem luz e água por cinco dias, ainda permanece na memória dos moradores do município de Campo Redondo e Santa Cruz.
O monumento histórico construído no conjunto Lauro Maia é o marco que representa o acontecimento da grande enchente do dia 1º de abril que culminou com o arrombamento do açude Mãe D’água. O monumento já passou por algumas reformas desde sua construção. Atualmente suas cores foram modificadas e recebeu uma iluminação especial no período da noite, tornando-o mais atraente aos olhares dos que passam em frente dele. 
O município de Campo Redondo é formado por várias comunidades rurais, dentre elas temos a Malhada Vermelha, Serra do Doutor, Lagoa do Meio, Ramal, Serra Verde, Cujy, São João entre outras. A cidade é formada pelo centro, bairros e Conjuntos Lauro Maia, Conjunto Margarida Procópio e Conjunto Campo Belo.O ginásio de esporte – o Adautão - batizado com este nome em homenagem ao saudoso pai do prefeito Francisco Rodrigues da Rocha – Tico de Adauto – que construiu o ginásio no ano 2001/2002 e inaugurado em festa alusiva as comemorações da Emancipação Política. O ginásio de esporte é considerado um dos melhores da região Trairi e oferece as modalidades de Voleibol, handebol e futsal. 
O primeiro prefeito constitucional foi o Sr. Manoel Noberto da Costa e o atual prefeito é Dr. Alessandru Alves eleito em 2012. O prédio da Prefeitura Municipal de Campo Redondo está situada a Rua Francisco José Pacheco e a Câmara Municipal situada na Avenida Senador João Câmara.
A religião predominante no município de Campo Redondo é o Catolicismo. E as primeiras manifestações religiosas surgiram com a fundação da cidade, trazida pelos sertanejos que herdaram de seus pais. Mas há também os movimentos das igrejas evangélicas, como Assembleia de Deus, Igreja Batista, Avivamento Pentecostal, Igreja Universal e outras.A padroeira da cidade de Campo Redondo é Nossa Senhora de Lourdes. 
A festa acontece no mês de novembro, onde temos vários eventos culturais e shows. Outro evento tradicional no município é a festa da Emancipação Política, que acontece no mês de março.Pontos Turísticos de Campo RedondoO Letreiro de Campo Redondo está localizado no sítio Serra Branca de propriedade do ex-vereador José Segundo de Araújo, atraindo pessoas da localidade e de outras lugares para contemplar sua beleza natural.
A ponte arrastada pela enchente de 1º de abril de 1981 está localizada nas margens do Rio Trairy na propriedade de Aristeu Mata, atraindo os olhares de todos que cruzam a nova ponte construída que dá acesso ao Centro da cidade.
O Obelisco do S da Malhada Vermelha foi um presente do LIONS CLUDE de Santa Cruz a Campo Redondo em comemoração ao fato histórico da Intentona Comunista de 1935. É o marco da Intentona Comunista.Campo Redondo comemorou neste ano 50 anos de Emancipação Política e para comemorar este data memorável o professor George Araújo lançou o livro “Campo Redondo 50 de emancipação política – uma narrativa contada por seu próprio povo.” 

Por George Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário