sábado, 27 de julho de 2024

RELATO DE VIDA DE MARIA DE FÁTIMA DA SILVA, A TELEFONISTA HEROÍNA. UM HOMENAGEM DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO REDONDO-RN.

 

Maria de Fátima da Silva, professora aposentada, nasceu no sitio Mãe D’água, zona rural de Campo Redondo, RN, no dia 22 de abril de 1959. Filha de Manoel Luiz da Silva e Suzana Ramiro da Silva, é a segunda das mulheres num total de doze filhos. As tarefas domésticas e profissionais se acumularam com a de ser mãe de dois filhos: Igor Emanuel da Silva e Iuri David da Silva.

O episódio mais marcante mais marcante de sua vida ocorreu em uma quarta-feira do dia 1º de abril de 1981, data conhecida na nossa cultura popular como o dia da mentira, que ela, enquanto trabalhava como telefonista no posto da antiga TELERN – Serviço de Telecomunicações, fez uso do mesmo para anunciar uma grande verdade que salvaria milhares de vidas na cidade de Santa Cruz/RN. “O açude de Campo Redondo foi embora. Uma enchente muito grande.”

Essas palavras ecoaram pelo aparelho de telefone que a senhora Maria de Fátima da Silva usou para alertar Santa Cruz e chegou aos ouvidos do Padre Monsenhor Raimundo, pároco na época da Igreja de Santa Rita de Cássia, o qual tratou de avisar as autoridades do município de Santa Cruz e tranquilizou a sua interlocutora pronunciando as seguintes palavras: “ -Tenha calme! Paciência e fé em Deus!

Por seu ato heroico, a telefonista Maria de Fátima da Silva recebeu da TELERN – Serviço de Telecomunicações do Rio Grande do Norte uma placa de homenagem pelos relevantes serviços prestados ao povo de Campo Redondo e Santa Cruz no trágico episódio de suas vidas no 1º de abril de 1981.

O governo do Estado do RN na pessoa do Excelentíssimo Governador da época, senhor Lavoisier Maia Sobrinho, além da homenagem de praxe, concedeu-lhe um contrato de trabalho para o exercício no cargo de professora no município de Campo Redondo, função esta na qual ela obteve a aposentadoria. Antes de se aposentar atuou por vários anos na Escola Estadual Professora Maria Arioene de Souza no ensino fundamental e com a implantação gradativo do ensino médio foi readaptada para o cargo de auxiliar de Secretaria.

Atualmente, a senhora Maria de Fátima da Silva se encontra com problemas neurológicos decorrentes de um AVC, com sua memória mais recente estacionada no ano do fatídico episódio e vive sob os cuidados de sua irmã Maria José Ramiro da Silva.







Santa Cruz, RN, 29 de fevereiro de 2016
Ana Fabrícia Araujo S. R. Souza – vereadora autora

Nenhum comentário:

Postar um comentário