terça-feira, 30 de julho de 2024

ELEIÇÕES 2024: JUSTIÇA AUTORIZA DIVULGAÇÃO DA PESQUISA DATASENSUS/BLOG DO WALLACE, EM CORONEL EZEQUIEL/RN.

Como algumas manchetes sensacionalistas destacaram dias atrás, a pesquisa divulgada pelo Blog do Wallace que foi “suspensa” pela justiça, agora recebeu autorização para a sua publicação. Após questionamentos rasos, os fatos verídicos agora estão em evidência e sendo esclarecidos diante da Justiça Eleitoral.

Vamos agora explicar os motivos rasos que tentaram invalidar a pesquisa divulgada pelo nosso blog:

1. Fusão dos estratos quanto a grau de instrução;

Houve um questionamento sobre unificar “Analfabeto” com “Lê e escreve”, que questionaram que seria irregular. Mesmo unificando, as proporções foram mantidas pelo instituto de pesquisa.

2. Concentração de entrevistas em determinada área;

Outro questionamento foi a respeito da proporção das entrevistas nas áreas de Tronco, Santa Quitéria e Cachoeira, alegando direcionamento para alguma área geográfica. Mas a defesa apresentou como base dados do IBGE, que detalham de forma técnica a distribuição dos domicílios em casa localidade.

3. Inclusão de área geográfica não pertencente à circunscrição do Município de Coronel Ezequiel/RN”.

A Comunidade Camelo, de acordo com o questionamento do Partido da República de Coronel Ezequiel, não pertence aos limites geográficos do município. Novamente, a defesa apresentou dados oficiais, bem como os registros do IBGE, que inclui Camelo dentro dos limites de Coronel Ezequiel.

MINISTÉRIO PÚBLICO OPINOU
O Ministério Público opinou que “o primeiro ponto, quanto à fusão dos estratos relacionados ao grau de instrução, diz respeito a tema que envolve inúmeros questionamentos jurídicos na seara eleitoral, havendo, também, decisões que amparam a tese autoral”.

Ainda de acordo com o MP, “o segundo e terceiro pontos foram apresentados com fundamentos em dados oficiais, notadamente, notícias veiculadas em rede social pela Prefeitura de São Bento do Trairi/RN, quanto à questão territorial que envolve o Sítio Camelo, e dados do Plano Municipal de Saúde Básica – PMSB, realizado em Coronel Ezequiel/RN, no ano 2019, quanto ao aspecto do comparativo populacional envolvendo as comunidades rurais Tronco, Santa Quitéria e Cachoeira.” E concluiu que “o resultado não pode ser lido separadamente por localidades, a validade da pesquisa se faz pela união de todos os extratos”.

Fonte Blog do Wallace Azevedo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário