quarta-feira, 7 de agosto de 2024

PEQUENAS EMPRESAS LIGADAS AO AGRONEGÓCIO CRESCEM 76,3% NO RN

O número de empresas ativas ligadas ao agronegócio apresentou um crescimento de 76,35% entre 2019 e 2024 no Rio Grande do Norte, saltando de 3.074 para 5.421 entre microempresa (ME), empreendedores individuais (MEI) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). É o que aponta o novo Boletim do Agronegócio do RN, elaborado pelo Sebrae RN. O documento indica ainda que o número de produtores da agricultura familiar ultrapassa 52 mil, mas que ainda carece de estimulo para desenvolver as atividades, especialmente no que tange à conectividade no campo.
A gerente da unidade de Desenvolvimento Rural do Sebrae RN, Mona Paula, diz que algumas linhas que justificam esses aumentos: exportação no mercado internacional, condições climáticas (mais chuvas), mecanização de lavouras e tecnologias no campo, políticas e práticas de incentivo e plano safra ampliado.

O maior número de pequenas empresas do setor está na agricultura (640), seguida da pesca e aquicultura (263), pecuária (221), veterinária e PET (28) e produção florestal (19). As principais atividades dessas pequenas empresas incluem serviço de preparação de terreno, cultivo e colheita, atividades de apoio à agricultura, e criação de animais de estimação, bovinos para corte e leite, e camarões.

Sobre o aumento na produção de banana e melão, registrado nos últimos anos, o presidente da Faern disse ainda que a situação é reflexo faz parte de um trabalho conjunto entre produtores, técnicos e instituições de apoio ao agronegócio.

“Através da assistência técnica e gerencial proporcionada pelo Sistema Faern/Senar, os produtores têm acesso a técnicas modernas de cultivo, manejo adequado e controle de pragas e doenças, resultando em maiores rendimentos e melhor qualidade dos produtos”, cita, acrescentando ainda capacitações constantes entre produtores, aumento do interesse internacional em frutas tropicais e clima favorável nos últimos anos.


Fonte Tribuna do Norte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário