Em reunião convocada pela Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Turismo de Santa Cruz/RN, ocorrida na noite da última sexta (10), no Teatro Candinha Bezerra, reunindo grande número de blocos Carnavalesco da cidade, as agremiações presentes aprovaram com grande maioria de votos a proposta do EDITAL 2025, de ajuda de custo aos blocos, apresentada pela nova gestão municipal.
Ao todo estiveram presentes 26 Blocos, sendo 5 novatos, ou seja, que pretendem sair pela primeira vez, não podendo concorrer ao Edital, uma vez que a Lei exige que o bloco tenha pelo menos 1 ano de atividade e de Cadastro Cultural na Secretaria de Cultura.
Dos 21 blocos com direito a voto, a proposta apresentada pela Secretaria de Cultura foi aprovada por 15 (quinze) votos a favor e 4 (quatro) contra, e 2 (duas) abstenções.
O Edital para que os Blocos possam se inscrever deverá ser lançado até o dia 15/01, aonde serão escolhidos por uma comissão intersetorial, a partir da documentação a ser apresentada pelos os blocos, 16 (dezesseis) agremiações que receberão valores maiores que os do ano passado.
A Secretaria de Cultura e a de Turismo responsáveis pelo planejamento e execução do Edital, também apresentaram várias mudanças no Edital para facilitar as inscrições, o que foi visto com bons olhos pelos representantes dos Blocos.
Outro ponto muito importante na reunião foi o anúncio do Secretário de Cultura, senhor Marcos Silva e da Secretária de Turismo, senhora Jozy Carvalho, criando o COMITÊ PERMANENTE DO CARNAVAL que será composto por representantes do poder público municipal e dos blocos como forma de passar o ano todo discutindo e planejando ações que fortaleçam o Carnaval da cidade, na tentativa de encontrar a "identidade" da festa momesca da cidade, perdida ao longo do tempo.
Uma espécie de Comitê era aguardado há mais de 12 (doze) anos pelos blocos, e ao cria-lo em apenas 10 dias de gestão, a prefeita Aninha de Cleide mostra o seu compromisso em fazer uma gestão democrática e participativa, ouvindo os seguimentos.
Marcos Silva, Secretário de Cultura avaliou esta primeira reunião como sendo muito positiva, no que defendeu as mudanças feitas dizendo que a ideia da gestão é valorizar os blocos que realmente brincam Carnaval em Santa Cruz, pois não tem sentido a gestão municipal repassar ajuda de custo para blocos que deixam de brincar o Carnaval aqui, para brincar em outras cidades. O Carnaval só será grande se todos se envolverem ao máximo: gestão, blocos e instituições carnavalescas e classe empresarial, finalizou Marcos Silva.
Já a senhora Jozy Carvalho, Secretária de Turismo, falou da importância do trabalho em parcerias com outras secretárias, para a consolidação da festa momesma. Falou ainda do desejo da gestão em avançar nas ações de Turismo e Cultura da cidade.
Fonte Assessoria da Prefeitura de Santa Cruz-RN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário