Foto: Letícia Fialho/Comtrillhas
O projeto de extensão Trilhas Potiguares, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), chega à cidade de Campo Grande pela terceira vez em sua história. Realizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o projeto extensionista mais longevo da universidade esteve presente no município nos anos de 2019 e 2024, e, em 2025, desenvolverá atividades nos eixos de Meio Ambiente e Sustentabilidade; Turismo e Patrimônio Cultural; Empreendedorismo e Cooperativismo; Cultura e Identidade Local; Saúde e Educação; e Comunicação e Tecnologia.
Com a participação de 18 municípios do Rio Grande do Norte, a edição de 2025 traz a temática "Comunidade em movimento de saberes: pequenas ações, grandes transformações" e tem como objetivo promover a efetiva interação entre a universidade e a população local, fortalecendo o intercâmbio de conhecimentos e contribuindo para o desenvolvimento das comunidades envolvidas.
A cidade já recebeu o projeto em 2019 e 2024, e neste ano, pretende ampliar a participação da população
Na seleção desta edição, os critérios para escolha das cidades participantes foram atualizados. Diferentemente das edições anteriores, que consideravam apenas municípios com até 15.000 habitantes, nesta edição foram priorizados os municípios com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Além disso, a participação em edições anteriores, as condições de trabalho e a segurança oferecida também foram levadas em consideração no processo de seleção.
Nesta edição, estarão à frente da coordenação das atividades em Campo Redondo os professores Maria do Socorro Luna Cruz e Osvaldo de Goes Bay Junior, ambos docentes da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa). Os professores reforçam o compromisso com a integração entre universidade e sociedade, enfatizando a relevância das ações extensionistas como ferramenta de transformação social.
O grupo que atuará em Campo Redondo é composto por uma equipe multidisciplinar comprometida com a promoção da cidadania e do desenvolvimento local. Integram cursos como Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Teatro, Pedagogia, Comunicação, Ecologia, Empreendedorismo, Letras Libras, entre outros. A pluralidade de áreas visa promover uma atuação ampla e atenta às necessidades locais, valorizando o diálogo, a escuta e o protagonismo comunitário.
As oficinas e atividades que serão realizadas em Campo Redondo estão em fase final de elaboração pelas equipes, e em breve toda a programação será divulgada. Todas as ações serão completamente gratuitas e não exigirão inscrição prévia, garantindo o acesso livre da comunidade.
Para acompanhar as novidades do projeto, conferir informações atualizadas sobre a programação, os eixos temáticos e os resultados das ações no município, acesse o Perfil Oficial do Trilhas Potiguares 2025 em Campo Redondo. Lá, serão compartilhados os detalhes das atividades, registros da atuação da equipe e outras iniciativas desenvolvidas ao longo da semana.
Por Mirelly Sampaio/Trilhas Potiguares
Nenhum comentário:
Postar um comentário