O projeto Ventos do Saber, que revitaliza bibliotecas de escolas públicas para estimular o hábito da leitura, como um meio de emancipação social, chega pela primeira vez ao Rio Grande do Norte, por meio do patrocínio da Vestas. No dia 22 de setembro, o projeto inaugura três novas bibliotecas, sendo uma na Escola Professor Salustiano Medeiros, outra na Escola Nossa Senhora e mais uma na Escola Professor Humberto Gama, em *Currais Novos*, já no dia 23 de setembro é a vez da Escola Alda Ramalho Cortez, em *Campo Redondo*, ambas cidades no Sertão do Seridó.
As bibliotecas revitalizadas ganham novas pinturas, móveis projetados, cadeiras coloridas, pufes, mesas, computadores, smart TV, ar condicionado e jogos educativo-culturais, além da ampliação do acervo com a doação de 200 novos livros de literatura infanto-juvenil. A cada inauguração, é realizada contação de histórias para os alunos.
O projeto oferece também consultoria em organização e dinamização de biblioteca e mediação de leitura literária. O objetivo é que as instituições tenham um suporte técnico inicial e possam desenvolver habilidades e competências para manter a biblioteca organizada, dinâmica e apta para acolher a comunidade escolar no cotidiano educacional.
Realizado pela produtora cearense Invento Produções Culturais com o Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o projeto oferece ainda seminário virtual gratuito sobre leitura literária, voltado para os educadores. O seminário, realizado de 25 a 29 de agosto, tem a transmissão no canal do YouTube da Invento Produções Culturais e as inscrições são feitas no site (https://ventosdosaber.com.br/).
Esta é a quinta edição do Ventos do Saber, que iniciou no Ceará, e a primeira do Rio Grande do Norte. “A gente percebe o impacto social que os projetos têm provocado na vida dessas comunidades, que no geral estão localizadas em áreas de média e alta vulnerabilidade social. Realizar esse projeto é muito significante porque a gente alia cultura e educação de qualidade”, explica Emídio Sanderson, sócio-diretor da Invento Produções Culturais.
Ao todo, em 2025 o projeto está inaugurando 12 novos espaços, sendo oito no Ceará e quatro no Rio Grande do Norte, contemplando cerca de 7,2 mil estudantes da rede pública dos dois estados. Com esta edição, o projeto Ventos do Saber chega à marca de 28 bibliotecas de escolas municipais revitalizadas, em 7 municípios cearenses e 2 municípios potiguares, com 16,8 mil estudantes contemplados.
As empresas patrocinadoras nesta edição são: o Complexo do Pecém, a dsm-firmenich e a empresa Vestas. Parceria da BG Soluções Sociais, do Instituto Seara de Cultura e Desenvolvimento e das Secretarias de Educação de São Gonçalo, Eusébio, Aquiraz, Tururu, Itapajé, Currais Novos e Campo Redondo. Produção D’grau Produções.
*PROGRAMAÇÃO DE INAUGURAÇÃO DAS BIBLIOTECAS*
VENTOS DO SABER
Dia 22/9: Currais Novos/RN (Escola Professor Salustiano Medeiros, Escola Nossa Senhora e Escola Professor Humberto Gama).
Dia 23/9: Campo Redondo/RN (Escola Alda Ramalho Cortez).
Nenhum comentário:
Postar um comentário