terça-feira, 5 de janeiro de 2016

ESPECIAL ELEIÇÕES 2016 DA REGIÃO TRAIRI COM O BLOGUEIRO ÉDIPO NATAN


Na capital do Trairi, Santa Cruz, 2016 começou com uma certeza, a candidatura à reeleição da prefeita Fernanda Costa.
Durante os últimos anos, o deputado Tomba Farias, principal nome político do grupo da situação, trabalhou forte para garantir crescimento do grupo político. E o grupo de Tomba nunca ficou tão forte e robusto como chega para 2016.
Por outro lado, a oposição, mesmo bem menor que em 2012, ainda não consegue definir quem são os candidatos. Muito tem se falado no nome de Josemar Bezerra, outros falam no nome de Péricles Rocha, já outros apostam em Marcos Lima. Diversos cenários, nenhuma certeza.
Ainda tem o PT, que promete o lançamento de uma candidatura própria. Outro partido que deve ter candidato é o PSOL. Estes últimos partidos, ainda enfraquecidos em articulação política para este ano, especialmente o PT, que vem com dificuldades por causa do tenebroso cenário nacional.
Com apenas uma candidatura certa, Fernanda Costa tem trabalhado forte, com diversas ações desenvolvidas no município, deixando ainda mais incertezas as decisões da oposição santacruzense.

A situação nunca esteve tão forte e nunca esteve tão indecisa para o pleito. O prefeito Nivaldo Alves lançou Luciano Cunha, seu afilhado, como pré-candidato a prefeito.
Mas, muitos ainda trabalham para tentar apoio de Nivaldo para o executivo. É o caso do vice-prefeito Raimundo Diogo, do presidente da Câmara, Charles Palhares, do articulador político Renato, que tenta emplacar seu filho candidato a prefeito. São tantos nomes, que mesmo forte, a situação segue incerta para o pleito.
Na oposição, a candidata natural é Preta Furtado, que vem enfraquecida, mas que pode se fortalecer, caso a oposição rache neste pleito.
E ainda existe a possibilidade que o Blog levantou ano passado, de uma união política entre Nivaldo e Jucier, o que abalaria as estruturas políticas da cidade. Outros ainda defendem uma nova candidatura do ex-prefeito Dr. Fabio.
Enfim, acredito que nenhum lajespintadense apostaria seu dinheiro hoje para saber quem serão os candidatos a prefeito de situação e oposição, mostrando a força de articulação de Nivaldo Alves, já que tudo está passando por sua vontade política.

Em Campo Redondo, a situação está articulada e a oposição tentando se encontrar.
O atual prefeito Alessandru Alves é o candidato a reeleição. O procurador-prefeito vem trabalhando forte para chegar como favorito para o pleito deste ano e tem feito seu grupo crescer ao longo do seu mandato.
Por outro lado, a oposição ainda vive de incertezas. São três os pré-candidatos a prefeito: o ex-prefeito Carlinhos da Apami, ainda nome mais forte, o vereador Ewenton e o filho do vice-prefeito, Aroldo, o Major Aroldo.
Há quem diga que o Major poderá ser o vice de Alessandru e a chapa da oposição seria Carlinhos e Ewerton. Com uma oposição ainda incerta, o prefeito se articula e se fortalece para sua reeleição.

Jaçanã vive de incertezas. A situação rompeu ano passado e a promessa é de uma disputa familiar pela prefeitura.
De um lado, o atual prefeito Esdras Farias, que tentará a reeleição. Esdras conseguiu manter um grupo forte e tem apoio intenso do deputado estadual Tomba Farias.
Já no outro lado, Uadi Farias, ex-prefeito que rompeu com o sobrinho, tentará voltar a prefeitura. Disputado forte para o município que faz divisa da região com a Paraíba.

Coronel Ezequiel verá a mesma disputado de 2012.
O atual prefeito, Taú Tavares, tentará a reeleição. Taú vinha muito questionado em seu mandato, mas mostrou força no pleito de 2014. Como único a apoiar o governador Robinson Faria desde o princípio, deverá ter esse reforço em seu palanque, além do apoio de Tomba Farias ao grupo.
Já a oposição terá novamente na figura de Boba o nome para tentar voltar ao poder. Boba trabalhou forte nos últimos anos para tentar voltar a prefeitura e governar os destinos daquele município. A eleição de Taú em 2012 foi considerada uma surpresa, então é difícil definir quem ganhará em 2016.

São Bento do Trairi vive uma situação com incertezas e uma oposição barulhenta.
Até agora não se tem certeza que a atual prefeita, Luma Kaly, será candidata a reeleição. Kaly vem encontrando dificuldades, mas nunca se deve subestimar a liderança de Tula Xavier, que não perde um pleito em São Bento desde 2000.
O palanque da situação ainda foi reforçado com a presença do ex-prefeito Tito Henrique, que por muitos anos, foi o principal líder da oposição. Caso Kaly não seja a candidata, Tito se apresenta como nome natural para a disputa pela situação.
Já a oposição tem um pré-candidato a muito tempo. Keka vem fortalecendo seu grupo nos últimos anos e nunca a oposição chegou tão forte para um pleito como em 2016. Se o resultado será de vitória, só o pleito de outubro dirá, mas a disputado em São Bento do Trairi promete acirramento e cautela entre os candidatos e seus correligionários

Em Sitio Novo, a disputa se desenha com, novamente, três candidaturas.
A situação, liderada pelo prefeito Nenem Xavier, vem enfraquecida. O prefeito encontrou problemas em sua administração e nem será candidato a reeleição. Lançou o nome do vereador Hélio Fitas, mas que não tem conseguido agregar apoios para a disputa. Cenário difícil.
Já a oposição vem com dois nomes fortes. O Major Edilson será novamente candidato a prefeito. Terá como vice, a vereadora Lucinalva. Os últimos anos foi de articulação da chapa, que vem forte para tentar chegar ao Executivo.
Mas, ninguém pode subestimar o liderança de Wanira Brasil, ex-prefeita por duas vezes da cidade e que voltará a disputa, tendo como vice o atual vice-prefeito Missinho, outra liderança importante do município.
Em terra de eleitor conservador, Wanira e o Major disputarão intensamente.

Na terra do pastel, um duelo de Titãs.
O atual prefeito de Tangará, Alcimar Germano, vai disputar a reeleição. Tudo sob as bênçãos do ex-prefeito Gija, que tem forte influência em sua administração. Alcimar teve um início de gestão difícil e tenta se recuperar nos últimos meses para chegar forte em outubro. A garantia do apoio da liderança Erociano foi importante para o atual prefeito.
Mas, o nome da oposição em Tangará é forte. O ex-prefeito Jorginho Bezerra vem para a disputa para tentar voltar a governar os destinos dos tangaraenses. Jorginho é, atualmente, o mais forte dos Bezerras para a disputa e vem trabalhando para fortalecer seu grupo e garantir que terá força para o pleito.
Em cidade que cresce e se consolida como a segunda principal do Trairi, uma disputa que o município merece, com a incerteza de uma disputa acirrada.

Em Japi, a disputa será acirrada e terá quatro candidatos.
O atual prefeito Robinho Medeiros não poderá disputar a reeleição e apoiará a candidatura de Simone Medeiros, esposa do ex-prefeito Tarcísio Medeiros. Uma candidatura forte.
Já a oposição tem três nomes. Um deles é o pré-candidato Jodoval Pontes, que nunca esteve tão forte como para este pleito. Ele também ganhou o reforço do deputado Tomba Farias, maior liderança da região, que prometeu apoio intenso a Jodoval.
Os outros dois candidatos são Ivanilson Medeiros, filho do ex-prefeito Francisquinho Medeiros, que tem reunido um grupo forte para o pleito.
E o outro candidato é Cleiton Luiz Fernandes Tavares, que tenta viabilizar seu nome.
Em uma cidade dividida em suas ideologias e com disputas cada vez mais acirradas, o resultado é incerto.

No município de Serra Caiada, duas mulheres irão disputar a prefeitura.
A atual prefeita Socorro dos Anjos é candidata a reeleição. Socorro, esposa do ex-prefeito Faustinho, tem feito uma administração satisfatória e vem forte para a disputa.

Mas, sua adversária já mostrou que pode incomodar. Keka vem para a disputa com força e com um grupo político que tem crescido nos últimos meses. A disputado se desenha como bem interessante para outubro de 2016.

Fonte Blog do Édipo Natan - Santa Cruz/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário