Moradores do Conjunto Margarida Procópio entraram em contato com a reportagem do Blog JS News para relatar um fato curioso e preocupante.
O açude Cugi, localizado naquele bairro, está com um grande volume de água, que apesar de ser um reservatório com água imprópria para o consumo humano, ajuda no abastecimento para as necessidades básicas em períodos de seca, já que aquele bairro sofre com o abastecimento de água feito pela Caern, chegando a ficar por mais de 20 dias sem água nas torneiras.
O açude do bairro está sendo tomado por um tipo de planta aquática, o que tem preocupado os moradores, que temem que a água fique totalmente imprópria e não sirva nem para o básico.
Nossa reportagem foi até o reservatório e constatou de perto a situação relatada, que realmente pode afetar ainda mais a qualidade da água.
Realizamos uma pesquisa e descobrimos que o nome da planta, que na verdade é uma praga, que está tomando conta do açude Cugi é a Salvinia Molesta!
A Salvinia molesta é uma planta aquática, flutuante, da classe Pteridopsida e nativa do sudeste do Brasil. As folhas, têm de 0,5 a 4 cm de comprimento. Produz raízes secundárias e ainda terciárias modificadas que ajudam a "fixar-se" na água.
Reproduz-se assexuadamente, e é capaz de crescer a grande velocidade desde um pequeno fragmento de vegetal, e dobrar a população em poucos dias, resultando na cobertura da superfície de tanques, reservatórios de água, lagos por uma manta flutuante de 1 a 2 dm (raramente até 6 dm) de espessura. Assim, converteu-se numa praga em muitas partes do mundo. O crescimento vegetal bloqueia a luz solar necessária para outras plantas aquáticas, especialmente algas oxigenarem a água.
Fonte JSNEWS
Nenhum comentário:
Postar um comentário