O 5G está em expansão no Brasil, e 506 novos municípios receberam autorização da Anatel para instalação das novas antenas na frequência de 3,5 GHz. Isso não significa que o sinal de quinta geração já está disponível nesses lugares: com a liberação, Claro, TIM e Vivo ficam livres para ativar a tecnologia de acordo com sua estratégia.
A liberação da frequência do 5G Standalone ocorre na próxima segunda-feira (6), após autorização do Gaispi, grupo da Anatel responsável por acompanhar a mitigação de interferências na faixa de 3,5 GHz. O espectro ainda não estava disponível porque a banda do 5G é utilizada pela TV aberta via satélite (TVRO), que passa por um cronograma de migração para outra tecnologia.
Cidades contempladas têm até 100 mil habitantes
Nessa última leva, 506 municípios de 19 estados receberam a liberação da frequência de 3,5 GHz. Minas Gerais e Piauí são as unidades federativas com maior abrangência, com 242 e 132 cidades, respectivamente.
Da lista da Anatel, 33 dos municípios liberados têm entre 30 mil e 100 mil habitantes; as 473 cidades restantes são ainda menores, com menos de 30 mil habitantes.
Fonte Tecnoblog.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário