Em números absolutos, 1.167 pessoas foram vítimas de homicídio em território potiguar no ano de 2022, contra 955 mortes registradas ao longo do ano passado, ou seja, 212 vítimas a menos (- 18,2%). Com relação à taxa de homicídio, índice que é calculado proporcionalmente de acordo com a população, o RN reduziu de 32,5 para 26,4 mortes por cada grupo de 1.000 habitantes, o que representa uma queda de 18,7%, exatamente a melhor redução do país.
Leia também: Roubos de veículos reduzem 27,8% no RN em 2025
Menos jovens mortos.
Considerando apenas as taxas de homicídios registrados de jovens entre 15 e 29 anos de idade, 16 estados apresentaram redução entre 2022 e 2023. Neste caso, o Rio Grande do Norte também ocupa a primeira posição como o estado que mais diminuiu o índice de violência, com queda de 24,5%.
Atlas da Violência
O Atlas da Violência é uma parceria entre o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Busca-se retratar a violência no Brasil, principalmente a partir dos dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde. São informações sobre homicídios analisadas à luz da perspectiva de gênero, raça e faixa etária, entre outras.
FBSP
O Fórum Brasileiro de Segurança Pública é uma organização não-governamental, apartidária e sem fins lucrativos cujo objetivo é construir um ambiente de referência na área da segurança pública. Integrado por policiais, gestores públicos, pesquisadores, ativistas e operadores do sistema de Justiça, contribui para a transparência de informações sobre violência e na prospecção de políticas de segurança, além de pleitear a segurança pública enquanto direito social fundamental.
Ipea
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada é uma fundação pública federal brasileira vinculada ao Ministério do Planejamento e Orçamento. A instituição é responsável por realizar pesquisas e estudos sobre questões econômicas, sociais e de desenvolvimento, fornecendo informações e análises que auxiliam na formulação de políticas públicas.
Fonte G1-RN

Nenhum comentário:
Postar um comentário