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sexta-feira, 23 de maio de 2025

UFA, ATÉ QUE ENFIM!! TRÁFEGO NAS QUATRO FAIXAS DA PONTE DE IGAPÓ É LIBERADO APÓS CONCLUSÃO DA PAVIMENTAÇÃO

Ponte de Igapó com tráfego totalmente liberado | Foto: Inspetor Thales Galvão/STTU

Depois de 20 meses, o tráfego simultâneo nas quatro faixas de rolamento da Ponte de Igapó voltou a ser liberado. A passagem plena de veículos nos dois lados da ponte foi possível após o final do serviço de pavimentação asfáltica no sentido Centro/zona Norte de Natal.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que a sinalização horizontal definitiva do trecho somente poderá ser implementada em momento posterior, devido à cura do pavimento recém executado. Por essa razão, o órgão solicita a máxima atenção dos condutores ao trafegarem na via, a fim de que acidentes sejam evitados.


Desde setembro de 2023 os trabalhos de restauração da ponte estavam acontecendo com uma das vias interditada. Segundo o DNIT, serviços complementares, como pintura e sinalização horizontal definitiva do trecho, só poderão ser implementados em momento posterior, devido à cura do pavimento recém executado, mas sem a necessidade de um novo bloqueio nas vias.

Com intuito de recuperar a ponte, que interliga bairros da zona Leste à zona mais populosa de Natal, a Norte, os serviços de recuperação estão acontecendo desde 12 de setembro de 2023 e tiveram orçamento inicial de cerca de R$ 20,8 milhões. Com previsão inicial de conclusão para janeiro de 2025, o projeto sofreu alterações e a perspectiva do DNIT era de que a travessia fosse totalmente liberada este mês, atingindo uma duração de 20 meses.

O projeto inclui a restauração e o reforço de estacas, blocos e pilares; demolição de estruturas deterioradas; substituição asfáltica e de aparelhos de apoio; reforço de vigas, recuperação de barreiras de refúgio da ponte ferroviária e da passagem dos pedestres e guarda-corpos, dentre outros. A Ponte de Igapó, com 600 metros de extensão, nunca havia passado por uma reparação desde a construção de suas duas partes – uma em 1970 e outra em 1985.

Fonte Tribuna do Norte 

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