O volume de serviços do Rio Grande do Norte apresentou crescimento de 7,5% no primeiro trimestre de 2025 em relação a igual período do ano passado, o melhor desempenho entre todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. O índice ficou acima do registrado nacionalmente, de 2,4%, de acordo com os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O mesmo levantamento apontou que o índice do volume de atividades turísticas do estado, de 6,1%, foi superior ao nacional (5,4%), o que colocou o RN com o terceiro melhor desempenho entre os cinco estados do Nordeste avaliados.
Levando-se em conta apenas março deste ano, o volume do setor de serviços do Rio Grande do Norte teve alta de 9,6% em comparação com março de 2024, o maior do Nordeste e o terceiro do País, atrás do Distrito Federal (14,3%) e de Mato Grosso do Sul (11,3%). Com o volume de negócios em alta, a receita nominal dos serviços também registrou incremento – de 13,2% no primeiro trimestre de 2025 se comparado ao mesmo recorte de 2024 e de 15,1% no comparativo do mês de março de cada ano.
Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio-RN, analisa que os dados trazem otimismo e ajudam a fortalecer os serviços no estado. “Com base nesses indicadores positivos, projetamos um crescimento consolidado ao longo de 2025, impulsionando a geração de empregos e a ampliação da oferta de serviços de qualidade para a população potiguar”, destacou o presidente da Federação. No acumulado do trimestre, as unidades que sucedem o Rio Grande do Norte em crescimento do volume de serviços são Sergipe (7%), Tocantins (6,3%) e Paraíba (5,5%).
Na parte de baixo do ranking figuram os estados que registraram queda no trimestre: Rondônia (-0,1%), Pará (-0,2%), Piauí (-0,3%), Pernambuco (- 0,4%), Mato Grosso (-1,1%), Acre (-4,4%), Roraima (-5,2%) e Rio Grande do Sul (- 11%).
Em relação ao desempenho das atividades turísticas, o Rio Grande do Norte registrou aumento inferior aos estados da Bahia (8,9%) e do Ceará (7,2) no Nordeste. As atividades turísticas são um indicador especial da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), que medem serviços correlatos ao setor, como hotéis e similares, ambulantes de alimentação, operadores turísticos, agências de viagens e transportes, dentre outros. Em todo o País é avaliado o desempenho de 16 estados (cinco deles no Nordeste) e do Distrito Federal.
George Costa, coordenador da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio-RN, atribui o cenário a três fatores: à engorda de Ponta Negra, à divulgação do RN enquanto destino e à ampliação do número de voos para o estado. “A engorda entra no rol da novidade, ou seja, todo mundo quer saber como ficou a praia depois da obra. Além disso, vem sendo feito um trabalho assertivo e de forma constante de divulgação pelo Governo do Estado e pela Prefeitura do Natal, sem contar que há uma busca por novos voos de destinos como o interior de São Paulo, conquistados na alta temporada”, analisa Costa.
Sanclair Solon, secretário de Turismo da capital, disse que o desempenho reflete diretamente o conjunto de ações que envolvem a participação em feiras e road-shows em importantes mercados emissores, fortalecendo o posicionamento de Natal e de todo o RN como destino além do sol e mar. “Outra peça fundamental desse resultado é a forte parceria entre a Prefeitura de Natal e o trade turístico local — entidades de representação, hotéis, receptivos, guias de turismo, bares e restaurantes”, comentou ao falar sobre as contribuições da capital para o desempenho do RN.
“Em conjunto, temos coordenado ações que garantam o aumento no nosso fluxo de turistas”, complementou ao falar sobre o calendário de grandes eventos da cidade. “Tudo isso junto — promoção, parcerias, capacitação, eventos e investimento em infraestrutura — forma o alicerce que sustenta o crescimento contínuo do turismo no RN”, pontuou o secretário.
Brasil
Em março de 2025, o volume de serviços no Brasil mostrou variação positiva de 0,3% frente a fevereiro, na série com ajuste sazonal. Este foi o segundo resultado positivo seguido, período em que acumulou um ganho de 1,2%. Dessa forma, o setor de serviços se encontra 16,9% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 0,5% abaixo de outubro de 2024 (pico da série histórica). Em relação a março de 2024, na série sem ajuste sazonal, o volume de serviços cresceu 1,9% em março de 2025, décimo segundo resultado positivo consecutivo.
O acumulado no primeiro trimestre mostrou expansão de 2,4% frente a igual período de 2024 e o acumulado nos últimos doze meses, ao avançar 3% em março de 2025, acelera o ritmo de expansão frente aos observados em janeiro e fevereiro de 2025 (2,8%). O resultado positivo do volume de serviços (0,3%) em março de 2025, na série com ajuste sazonal, foi acompanhado por três das cinco atividades de divulgação investigadas, com destaque para a expansão vinda dos transportes (1,7%), que registrou o segundo resultado positivo seguido, com ganho acumulado de 2,2%.
Os demais avanços ficaram com os serviços profissionais, administrativos e complementares (0,6%); e os prestados às famílias (1,5%), com ambos registrando o segundo avanço seguido e emplacando um crescimento acumulado de 1,9%, no primeiro setor; e de 1,8%, no último. Por outro lado, informação e comunicação (-0,2%) apontou a única taxa negativa, após ter acumulado um ganho de 3,8% entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025. Por sua vez, os outros serviços (0,0%) ficaram estáveis, após avançarem 5,5% nos dois últimos meses.
Fonte Tribuna do Norte
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