Hoje (22), se comemora o Dia Nacional do Folclore que serve para valorizar a cultura popular, as tradições e as lendas do povo brasileiro, pela primeira vez em sua história, a Prefeitura Municipal de Santa Cruz/RN, por meio da Secretaria Municipal de Cultura realizou uma semana de atividades culturais, para comemorar esta data tão importante.
Em parceria com o Governo do Estado; Fundação José Augusto; Coordenação das Casas do Cultura do RN e do grupo Cultural Celina Arte e Educação, patrocinados pela PNAB Estadual (Governo Federal/Ministério da Cultura), a Secretaria de Cultura de Santa Cruz conseguiu desenvolver uma vasta programação.
A programação iniciou na segunda (18), com a abertura da exposição RPV (Registro de Patrimônio Vivo do RN), que reconhece e conta a história de 18 mestres; mestras e grupos culturais com relevantes serviços prestados a cultura potiguar. Segundo o Secretário Marcos Silva, mais de 300 (trezentas) pessoas estiveram visitando a exposição, durante a semana.
Durante a programação também teve contação de história na Escola Municipal Aluízio Bezerra, bairro Paraíso, e na Escola Municipal Miguel Lula, no bairro Conjunto Cônego Monte, com o grupo cultural Celina Arte e Educação, da cidade de Parnamirim, propiciando a comunidade escolar momentos incríveis de troca de conhecimento por meio da arte.
Na quinta (21), aconteceu no Teatro Candinha Bezerra, a noite da cantoria de viola, com os renomados poetas FELIPE PEREIRA, RAULINO SILVA, SEVERINO FEITOSA, HELÂNIO MOREIRA e RONALDO SANTA CRUZ. Há mais de 15 anos, não acontecia na cidade uma cantoria de viola, o que mostra a importância da programação no resgate da cultura popular na cidade.
Em suas falas, durante a cantoria de viola, no Teatro Candinha Bezerra, a prefeita da cidade Aninha de Cleide e o Secretário de Cultura Marcos Silva, enalteceram a força da cultura popular, no que assumiram o compromisso de continuar avançando em programações desta natureza.
Fonte Assessoria da Prefeitura de Santa Cruz/RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário