Nesta quinta-feira (25), Natal celebra 426 anos de história. Fundada em 1599, a capital potiguar nasceu a partir de uma missa realizada no dia de Natal, origem que dá nome à cidade. Hoje, com cerca de 784 mil habitantes, Natal reúne marcas do período colonial, do ciclo do algodão e de sua importância estratégica na Segunda Guerra Mundial.
A trajetória da cidade começa com a Fortaleza dos Reis Magos, inaugurada em 1598 para proteger o litoral. Nos primeiros anos, Natal era um pequeno povoado, com limites demarcados por cruzes, uma delas na atual Praça da Santa Cruz da Bica.
No século XIX, o bairro da Ribeira viveu seu auge econômico com a exportação de algodão e a atividade portuária. Já no início do século XX, a gestão de Alberto Maranhão promoveu reformas urbanas inspiradas na França, deixando como símbolo o Teatro Alberto Maranhão.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Natal ganhou projeção internacional ao se tornar o “Trampolim da Vitória”, base estratégica dos Estados Unidos e palco do encontro entre Getúlio Vargas e Franklin Roosevelt, às margens do Rio Potengi.
Fonte G1-RN

Nenhum comentário:
Postar um comentário