sexta-feira, 26 de junho de 2020

RN COMPROU 69 RESPIRADORES, MAS APENAS 39 FORAM ENTREGUES

Foto divulgação 
O Rio Grande do Norte comprou até o momento, 69 respiradores mecânicos para o combate à covid-19 no Estado. Contudo, apenas 39 chegaram ao Estado para o enfrentamento a pandemia. Os 30 equipamentos que até hoje não foram entregues, foram comprados e pagos antecipadamente pelo executivo estadual em uma compra coletiva dos governos estaduais da região através do Consórcio Nordeste.

Os números foram levantados pela reportagem do portal Nominuto.com junto a Assessoria de Comunicação do Governo do Estado (Assecom). Além desses equipamentos comprados, o Estado recebeu outros 90 respiradores mecânicos, que foram entregues pelo Governo Federal.
O Governo do Estado informou ainda que recebeu outros 10 respiradores do programa Todos Pela Saúde, do banco Itaú.

Golpe na compra de respiradores junto ao Consórcio Nordeste

O Governo do Rio Grande do Norte foi um dos nove estados nordestinos lesados por estelionatários na compra de respiradores mecânicos através do Consórcio do Nordeste. A informação foi revelada pelo secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, no último dia 1°.

“Todos os estados da região foram lesados por este grupo criminoso na compra de respiradores através do Consórcio Nordeste. O comitê denunciou a empresa contratada à Polícia Civil após o não cumprimento dos prazos para entrega dos equipamentos. Com isso, iniciamos as investigações e chegamos a indícios de que se tratava de uma fraude”, revelou Maurício Barbosa.

A Polícia Civil baiana já cumpriu três mandados de prisão e 15 de busca e apreensão em Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e no Distrito Federal, contra quadrilha que fraudou a venda de equipamentos hospitalares até a manhã de hoje.

A operação, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia, através da Superintendência de Inteligência, conta com a participação da Polícia Civil da Bahia, através da Coordenação de Crimes Econômicos e Contra Administração Pública, da Polícia Civil de SP, do Distrito Federal e do Ministério Público da Bahia. Mais de 150 contas bancárias vinculadas ao grupo foram bloqueadas pela Justiça.

Fonte Nominuto.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário