quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

MORRE LUIZ WILSON DE SOUZA EX-PREFEITO DE CAMPO REDONDO AOS 101 ANOS DE IDADE.

Hoje descansou e partiu para a eternidade o nosso tio Luiz Wilson de Souza aos 101 anos completados em 10 de Setembro de 2021. O último dos filhos vivos da primeira família de Manoel Ferreira de Souza e  Petronila Viana de Souza, Fazenda Grossos, municipio de Campo Redondo - RN. Luiz de Souza deixa 5 filhos, 3 netos e 1 bisneta. Que o nosso bom Deus conforte o coração de todos nós e que tio Luiz descanse em paz.

    Segue abaixo a biografia de tio Luiz de Souza, escrita por sua filha Petronília Souza  no aniversário de 100 do seu pai:

"Em 10 de setembro de 1920 nascia na fazenda Grossos Luiz Wilson de Souza, filho de Manoel Ferreira de Souza e Petronila Viana de Souza. Aquele menino, o sexto de 19 irmãos dos 3 consecutivos casamentos do seu pai, saiu para trabalhar fora ainda jovem. Morou em São Tomé  e Natal, depois foi pra Bahia e Goiás. Casou com Maria Aliete tendo 4 filhos: João Wilson, que faleceu ainda bebê,  Petronília Maria de Souza , Wilson Luiz de Souza e Maria das Dores Souza. Com problemas de saúde  de sua esposa voltou para o RN com a família, indo para São Tomé onde morava seu sogro, João Lourenço de Carvalho. 

   Logo sua esposa faleceu e ele foi para Campo Redondo, o então povoado pertencente ao município  de Santa Cruz. Lá trabalhou com comércio,  foi vereador , Autor do Projeto de Emancipação Política de Campo Redondo e prefeito no período de 31/01/1969 a 31/01/1973.

   Morando em Santa Cruz desde que terminou o mandato de prefeito, foi Vice e depois Presidente da Cooperativa Algodoeira, gerente da Usina de Algodão em Sitio Novo, sócio fundador e primeiro presidente da Cooperativa de Eletrificação Rural do Trairi/Potengi e, também proprietário da fazenda São Pedro, que fora do seu sogro.

   Fez parte do grupo que fundou a Maçonaria União e Trabalho em Santa Cruz e por 3 vezes foi Venerável.  Missão que ele sempre honrou.

Seu segundo casamento foi com Maria das Graças Rodrigues , falecida há  2 anos, tendo como filhos Laís Rodrigues de Souza e Airon Rodrigues de Souza.  

   Esse breve histórico dá uma ideia de quem é Luiz de Souza. Mas, o mais importante a ser dito é que esse homem, hoje centenário,  sempre foi gentil, simples, honesto, amigo, conciliador, sério,  respeitador e respeitado,, demonstrava amor por sua família e fez grandes amizades por onde andou.

Sei que ele foi escolhido por Deus para ser meu pai, mas se eu tivesse que escolher o meu pai, eu escolheria ele mesmo. E sei que meus irmãos fariam o mesmo. Temos muito orgulho de ser filhos de Luiz Wilson de Souza e damos graças  a Nosso Senhor Jesus Cristo por conceder o privilégio  de tê-lo entre nós com 100 anos de idade."



Fotos da família Souza/Cortez

Por Denise Cortez

Nenhum comentário:

Postar um comentário