Os vivas de hoje sexta-feira, 07 de Julho de 2023, vai para o ilustre Camporedondense que completa uma data especial, o Sr. Joaquim Cassimiro da Costa, o mesmo está comemorando hoje 100 anos de vida, um século de muita história para contar.
Segundo o último Censo do IBGE, o Senhor Joaquim é um dos Camporedondense mais velhos ainda vivo na atualidade.
Conheça um pouco da história desse ilustre Campo-redondense que chega a um século de vida, coisa muito difícil para os dias atuais.
SUA BIOGRAFIA
O senhor Joaquim Cassimiro Costa, nasceu no dia 7 de julho de 1923, no sítio Mãe D'água
zona rural do município Campo Redondo-RN.
Criado pelos pais na mesma localidade, até o início da idade adulta, quando saiu do seio da família para servir as forças armadas brasileiras, e por consequência acabou sendo convocado a participar da segunda guerra Mundial, ficando de sobre aviso na base militar da época, que ficava localizada em Natal-RN, e
também na cidade de Recife-PE que por isso recebeu o título de combatente.
Apos ter servido a nossa pátria por alguns anos, abandonou a carreira militar e dedicou-se a vida agrícola, casando-se com a então jovem Necir Francisca da Silva Costa, como fruto desse matrimônio tiveram 6 filhos, 4 homens e duas mulheres sendo eles Chagas Costa, Nilson Costa, Francisco Costa, Antônio Costa, Ana Maria e Mércia Maria. Após a constituição da sua família, ainda adotou uma outra filha que recebeu o nome de Lenuzia Costa.
Quando trocou o uniforme militar pela vida no Campo, o senhor Joaquim passou a viver na Fazenda denominada de Fazenda Maravilha, do então proprietário na época o Senhor Lourenço onde permaneceu por 29 anos consecutivos, entretanto ele teve alguns problemas de saúde, mas por conta do seu estilo de vida, simples e saudável se recuperou totalmente, porém, decidiu se mudar para cidade de Campo Redondo-RN onde mora até os dias atuais, na rua Francisco José Pacheco.
FAMÍLIA
Seu Joaquim é pai de sete filhos, treze netos e quatro bisneto. Ficou viúvo a mais de 20 anos, e não quis outra companheira ficando sempre aos cuidados da família.
O que mais encanta a todos no querido Joaquim Cassimiro, é que apesar da idade centenária, ele ainda é uma pessoa lúcida, mesmo com a redução da mobilidade motora ele tem uma
rotina de vida ativa, se alimenta sozinho e opina nas tomadas de decisões.
Sempre sorridente, abraça a todos que se aproxima, sua casa sempre foi sinônimo de acolhimento e referência familiar.
Educado, simples e bem humorado são algumas palavras que definem o Senhor Joaquim. Nas suas falas não existe murmuração ou crítica, sempre tem um conselho cheio de sabedoria para oferecer a quem o procura.
Talvez ele guarde, em sua paciência e simplicidade, o segredo da vida.
A Ele toda paz e felicidade que a vida possa proporcionar, e a Deus toda gratidão por nos permitir tanto amor.
Campo Redondo-RN 07 de Julho de 2023.
Fonte JSblogueiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário