
Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que vai assinar, nesta quarta-feira 13, uma Medida Provisória para criar uma linha de crédito de R$ 30 bilhões destinada a empresas brasileiras prejudicadas pelas tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“Amanhã vou assinar uma medida provisória que cria uma linha de crédito de 30 bilhões para empresas que por ventura tiverem prejuízos com as tarifas do Trump”, disse Lula em entrevista à rádio BandNews FM.
Questionado se também adotaria compras governamentais para mitigar os impactos, Lula confirmou. “Vai, vai, vai, vai ter. Então a gente vai ter crédito, compras governamentais e abertura de novos mercados. E vai ter (prioridade para) conteúdo nacional também, nas coisas que nós fabricamos aqui, porque nós vamos garantir a sobrevivência das empresas brasileiras, como eu acho que todos os outros países vão fazer um sacrifício enorme para as empresas deles.”
O presidente afirmou que a política de crédito deve beneficiar principalmente pequenas empresas, incluindo produtores que exportam frutas, mel e outros produtos. “Vai ter uma política de crédito que a gente está pensando em ajudar, sobretudo as pequenas empresas, o pessoal que exporta fruta, mel e outras coisas. Então, nós vamos aprovar amanhã e eu acho que vai ser extremamente importante para que a gente possa mostrar que ninguém fica desamparado por conta da taxação do presidente Trump”, disse.
Segundo Lula, a medida norte-americana também terá reflexos negativos para a população dos Estados Unidos. “Uma das coisas que eu acho é que o presidente Trump não pensou, embora ele diga que está juntando muito dinheiro, que os produtos taxados em todos os países do mundo vão aumentar os preços nos Estados Unidos. Não existe milagre. E a economia não tem milagre”, completou.
“Essa taxação pode ficar certo: não ficarão impunes, porque o povo americano vai sofrer. Ele vai sofrer as consequências.”, finalizou Lula.
Fonte Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário