sábado, 15 de junho de 2019

CAMPO REDONDO: SAIBA MAIS UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA COM OS RELATOS DE DENISE CORTEZ

Quem visitava Campo Redondo - RN desde a década de 1940, ou seguia viagem rumo à Paraíba possivelmente tem essa imagem gravada na memória. Casa dos meus avós paternos Orestes Dantas Cortez e Maria das Dores Cortez localizada entre as ruas Nossa Senhora de Lourdes e Dr. José Borges nas proximidades da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes. A construção foi concluída aos cuidados do competente mestre de obras e fiel amigo Mestre Benedito e em 1° de Julho de 1939, meus avós se mudaram para lá. Neste período Campo Redondo era uma Vila do município de Santa Cruz. Nasceram aqui cinco dos oito filhos de Orestes e Das Dores dentre eles Maria do Socorro Cortez, Sonia Maria Cortez, José Carlos Cortez, Petronila Maria Cortez e Antônio Alberto Cortez, os dois filhos mais velhos José Orestes Cortez e José Araquem Cortez já eram nascidos antes de 1939. José Tércio Cortez foi o último filho do casal e nasceu em Currais Novos. Minha avó Maria das Dores recebia e hospedava professoras e padres em.sua residência e não media esforços nem recursos para ajudar nas obras sociais da Igreja Católica. Faleceu em 1° de dezembro de 1958 com apenas 45 anos, vitimada por um câncer de mama, cujo tratamento médico foi realizado em Recife - PE, mas infelizmente não havia tratamento eficaz naquele momento, nem nenhuma possibilidade de cura. Era uma mulher muito inteligente, decidida, e com opinião própria. Encaminhou os filhos para estudar em Natal. Como se diz: enxergava longe.Tinha uma visão extraordinária em termos de futuro, futuro este que não chegou para ela, pois partiu muito jovem. Meu avô Orestes faleceu em Outubro de 1993 aos 86 anos, não casou após a viuvez, dizia que tinha 8 filhos para criar e não queria outro casamento. Meus pais José Orestes Cortez e Iolanda Eulina de Souza Cortez (in memoriam) casaram em 1963 e após uma curta temporada na Fazenda São João de propriedade de vovô Orestes e uma rápida permanência na Fazenda Maravilha de minha avó materna Maria Stella Pacheco de Souza viúva de José Ivo de Souza, residiram nesta casa até o ano de 1981 quando viemos definitivamente para o Maranhão. Hoje residem nela meus tios Milton Xavier de Souza irmão de vovó Das Dores e minha tia Zélia Pacheco Xavier de Souza irmã de mamãe. Nosso povo, nossa História. Denise de Souza Cortez. Imperatriz - Maranhão. 16 de Junho de 2019. Foto tirada por Denise Cortez em 1991.

Por Denise Cortez filha de dona Iolanda e Zé Orestes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário