terça-feira, 25 de agosto de 2020

VITÓRIA DA EDUCAÇÃO: NOVO FUNDEB APROVADO POR UNANIMIDADE NO SENADO.


Um dia histórico para a nossa educação e para o presente e futuro dos milhares de brasileiros e brasileiras que dependem da Educação Básica em nosso país. 

Educação pública de qualidade para os nossos jovens e boas condições de trabalho para os nossos educadores é DIREITO sagrado do povo brasileiro!
VIVA A EDUCAÇÃO PÚBLICA, VIVA O FUNDEB PERMANENTE!

O Senado aprovou, por 79 votos favoráveis e nenhum contrário, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Novo Fundeb em primeiro turno. Um segundo turno de votação será realizado ainda hoje. A Emenda deve ser promulgada pelo Congresso Nacional nesta quarta-feira (26).

A medida torna o financiamento permanente e aumenta o volume de recursos repassados pela União para Estados e municípios bancarem o pagamento de professores e outras despesas da educação básica. A PEC aumenta complementação da União na cesta do Fundeb dos atuais 10% para 23% em seis anos.

Inicialmente, o governo se movimentou contra a proposta nos moldes da articulação do Legislativo e tentou incluir o programa Renda Brasil, em substituição ao Bolsa Família, no mesmo pacote de repasses, o que deixaria a despesa assistencial fora do teto de gastos. A estratégia, porém, foi rejeitada pelo Congresso.

Senadores se movimentaram para fazer alterações, mas descartaram mudanças após resistência de sindicatos e parlamentares ligados ao setor. Uma das mudanças ensaiadas foi permitir o uso do Fundeb para o pagamento de aposentadorias, possibilidade barrada pelo texto. O relator, Flávio Arns (Rede-PR), afirmou que a solução precisa ser dada com uma fonte não vinculada à Educação.

No Senado, a PEC sofreu apenas uma mudança na redução. O relator retirou um dispositivo do texto que previa repasse de recursos do financiamento para escolas privadas. De acordo com Flávio Arns, porém, a Constituição já autoriza essa transferência para instituições comunitárias e filantrópicas e o trecho da PEC limitaria o pagamento para essas entidades.

Conforme o Broadcast Político antecipou, antes mesmo de concluir a votação da PEC, o Congresso decidiu tomar a frente para regulamentar o novo Fundeb até o fim deste ano e pressionar o Executivo a organizar o financiamento. O motivo é a falta de articulação do Ministério da Educação do governo Jair Bolsonaro.


#Fundeb Aprovado com Sucesso!

Fonte ASSECOM/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário