quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

RN ULTRAPASSA A MARCA DOS 100 MIL CASOS CONFIRMADOS DA COVID-19. ESTADO CONTABILIZA AINDA 2.770 MORTES EM DECORRÊNCIA DA DOENÇA E 47.919 CASOS SUSPEITOS.

Foto Reuters
O Rio Grande do Norte ultrapassou a marca dos 100 mil casos confirmados de covid-19 desde o início da pandemia. De acordo com os dados epidemiológicos divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública nesta quinta-feira (10), são 101.209 os infectados pelo vírus. Foram 1.368 novos casos em relação à ontem (9).

No Estado, 2.770 pessoas morreram devido à doença, sendo 6 óbitos registrados nas últimas 24h - Vera Cruz (1), Areia Branca (1), Felipe Guerra (1), Parnamirim (1), Caicó (1) e Macau (1) - e outros 5 de dias anteriores, confirmados após exames laboratoriais. Outras 433 mortes seguem em investigação.
O Estado tem ainda 47.919 casos suspeitos e 242.846 casos descartados. Pelos dados divulgados ontem (9), o RN contabilizava 99.841 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, 47.141 casos suspeitos, 240.489 casos descartados e 65.987 casos inconclusivos, tratados como síndrome gripal não especificada. O número de pacientes recuperados segue em 48.821.

Quanto à taxa de ocupação geral das unidades de saúde, os números no fim da manhã de hoje mostram 72,6%. A região metropolitana está com 62,9% dos leitos ocupados, a região oeste com 90% e a Seridó com 72% de ocupação.

A Sesap informa ainda que, em todo o Estado, 271 pessoas encontram-se internadas atualmente em leitos clínicos e críticos, públicos e privados, por causa da covid-19.

A taxa de transmissibilidade do novo coronavírus está em 0,29 no Estado como um todo, segundo dados do Laboratório de Inovação Tecnológica (LAIS) da UFRN, divulgados no fim da manhã de hoje. Essa taxa tem grande variação ao decorrer do dia. No RN, 44 municípios se encontram em zona de risco, enquanto outros 16 estão em zona de perigo.

Reinfecção

O governo estadual divulgou na noite dessa quarta-feira (9) que o RN confirmou o primeiro caso de reinfecção por covid-19 no Brasil. A Secretaria de Saúde Pública potiguar disse que a confirmação ocorreu por meio de sequenciamento genético e foi ratificada pelo Ministério da Saúde. A paciente tem 37 anos e é profissional de saúde com atuação em serviços no Rio Grande do Norte e na Paraíba. Ela apresentou um quadro de síndrome gripal (dor de cabeça, dor abdominal e coriza) em 17 de junho deste ano, tendo coletado amostra para teste RT-PCR na Paraíba três dias depois. O resultado foi positivo para o novo coronavírus.

Em 11 de outubro, a paciente voltou a apresentar o quadro de síndrome gripal, segundo o governo, com sintomas como dor de cabeça e distúrbios no paladar e no olfato. O teste realizado no dia 13 de outubro voltou a dar positivo. As amostras foram enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para investigação laboratorial.

“A Secretaria de Saúde Pública ressalta ainda que foi constatada a presença de linhagens distintas do vírus nas amostras coletadas, o que confirma o primeiro caso de reinfecção do País. Existem hoje no Rio Grande do Norte, nove casos notificados, sendo um confirmado, cinco em investigação e três com inviabilidade de análise”, informou em nota a pasta do Rio Grande do Norte.

Fonte Nominuto.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário