quarta-feira, 30 de junho de 2021

PREFEITO DE LAGOA NOVA PARTICIPA DE EVENTO QUE TRATA DOS DESAFIOS PARA A SUSTENTABILIDADE NO RN.

O prefeito de Lagoa Nova, Luciano Santos (MDB), participou de evento promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), na última segunda-feira (28). O quarto seminário estadual com gestores municipais teve como objetivo discutir os desafios para a sustentabilidade e prestação regionalizada dos serviços de resíduos sólidos no Rio Grande do Norte. O ministro Rogério Marinho e o secretário Nacional de Saneamento, Pedro Maranhão, participaram do encontro, realizado em Natal, além do presidente da Assembleia Legislativa Ezequiel Ferreira.

O ministro Rogério Marinho salientou que a falta de saneamento básico em diversos locais do País é um dos problemas que mais precisa de atenção dos gestores estaduais e municipais. “A maior tragédia ambiental brasileira é a falta do tratamento de esgoto para 100 milhões de brasileiros, de água tratada para 35 milhões, além dos 3 mil lixões que estão hoje dispostos em todo o território nacional”, afirmou.

Marinho explicou que o mau acondicionamento dos resíduos sólidos produz chorume e polui os lençóis freáticos, o que prejudica a qualidade e a salubridade das reservas de água doce do País. “Estamos falando de quase metade da população brasileira sujeita a doenças endêmicas, de um índice de mortalidade infantil inaceitável em um país rico e maduro, do ponto de vista econômico, e da negação de cidadania a uma parcela expressiva da sociedade”, completou.
A finalidade dos seminários como este do Rio Grande do Norte é ajudar os municípios a garantirem a sustentabilidade econômico-financeira dos serviços de manejo de resíduos sólidos urbanos e a implementar as medidas previstas no novo Marco Legal do Saneamento.

Fonte Ismael Medeiros 

Nenhum comentário:

Postar um comentário