segunda-feira, 29 de agosto de 2022

ELEIÕES 2022: LULA TEM 43%; BOLSONARO, 36%; CIRO, 9%, E TEBET 4%, DIZ PESQUISA BTG/FSB


Pesquisa do Instituto FSB para presidente da República, encomendada pelo banco BTG Pactual, mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) soma 43% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece o presidente Jair Bolsonaro (PL), que neste ano tenta a reeleição, com 36%. O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira (29) e no comparado com o anterior, divulgado em 22 de agosto, aponta um recuo de dois pontos percentuais do representante do Partidos dos Trabalhadores sobre os 45%, no limite da margem de erro. Já o atual chefe do executivo se manteve no mesmo patamar.

A pesquisa foi feita entre sexta-feira, 26, e domingo, 28, com 2 mil eleitores, intervalo de confiança de 95%, margem de erro de 2 pontos porcentuais e está registrada no TSE sob o número BR-08934/2022. O cenário de estabilidade entre Lula e Bolsonaro ocorre na semana da entrevista dos presidenciáveis no Jornal Nacional, da TV Globo, e da operação da Polícia Federal (PF) contra empresários bolsonaristas acusados de defender, em mensagens de um grupo no Whatsapp, um golpe caso Lula seja eleito.

Em relação aos demais candidatos, Ciro Gomes (PDT) teve 9%, 3 pontos porcentuais a mais do que os 6% da pesquisa da semana passada, e Simone Tebet (MDB) registrou 4%, o que representou 1 ponto porcentual a mais do que os 3% na amostra anterior. Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (Pros), cuja candidatura foi retirada pelo seu partido, mantiveram o 1%. Os demais candidatos não pontuaram na pesquisa. Ainda, do eleitorado participante da análise, 3% não sabem ou não responderam. Brancos e nulos não foram citados,

Segundo turno
Na simulação de segundo turno, Lula venceria Bolsonaro com 52% a 39%, resultado idêntico numericamente ao da pesquisa de 22 de agosto. Já Lula venceria Ciro por 47% a 32% e Simone por 51% a 30%.

Ciro ultrapassaria Bolsonaro por 49% a 41%. Além dissio, em um eventual segundo turno entre Bolsonaro e Simone, a candidata do MDB apareceria numericamente à frente: 44% a 42%, dentro da margem de erro.

Fonte Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário