segunda-feira, 15 de abril de 2024

CORPO DE BOMBEIROS E SEMARH VISTORIAM AÇUDE MÃE D'ÁGUA DE CAMPO REDONDO-RN E ALEGAM QUE NÃO HÁ RISCOS IMINENTES DE COLAPSAR.

Santa Cruz recebeu neste final de semana técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Corpo de Bombeiros e do Instituto de Gestão das Águas (IGARN) para vistoriar os açudes existentes no leito do Rio Trairi.

As vistorias foram solicitadas pela Defesa Civil de Santa Cruz para verificar a segurança dos açudes com o grande volume de água que eles tem recebido este ano.


Foram vistoriados o Açude Mãe D’água em Campo Redondo e o Açude Boa Hora, na zona rural de Santa Cruz.

Segundo os órgãos envolvidos nas vistorias, os dois açudes estão em bom estado de conservação, sem riscos iminentes de colapsar, e fluindo bem o volume de água que tem recebido.

O Açude Santa Cruz, ou Açude do DNOCS, não foi vistoriado detalhadamente, mas foi solicitada uma vistoria do DNOCS, responsável pelo açude. No ano passado já foi feita uma vistoria que atestou a segurança deste reservatório de água.

Mesmo com os grandes açudes seguros, a preocupação das autoridades é com os pequenos açudes e barreiros particulares, que podem colapsar.

Um desses pequenos açudes na zona rural de Campo Redondo colapsou na quinta-feira (11) à noite, o que aumentou significativamente o volume de água no leito do rio Trairi.

Outros açudes que estavam em maior risco, a Prefeitura de Campo Redondo fez trabalhos para alargar o sangradouro neste final de semana e evitar o colapso dos reservatórios.

Os vistorias vão continuar por parte das Prefeituras para garantir que os pequenos açudes e barreiros tenham cuidados especiais e evitem arrombamentos para que o leito do rio não receba um grande volume de água surpresa neste período do ano.

Fonte: Édipo Natan

Nenhum comentário:

Postar um comentário