O rádio é um dos principais e mais importantes meios de comunicação da era moderna. E nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, é comemorado o Dia Mundial do Rádio. A data foi instituída pela Unesco em 3 de novembro de 2011.
O historiador Crisólito Marques conta sobre a trajetória do meio de comunicação no Brasil e sua relevância. Segundo ele, a história do rádio no país começa no ano de 1922, quando aconteceu a primeira transmissão oficial. A emissora pioneira foi a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. “Essa primeira transmissão de rádio acontecia durante a exposição do Centenário da Independência do Brasil. A transmissão foi feita por ninguém mais, ninguém menos, que Edgar Roquette-Pinto e Henry Morrisa”, explica.
Edgar Roquette-Pinto, ou apenas, Roquette Pinto, é um dos nomes mais conhecidos no meio radiofônico no Brasil. Naquela ocasião, em sua primeira transmissão, os ouvintes puderam acompanhar a ópera O Guarani, de Carlos Gomes.
Propósito educacional
De acordo com o historiador, a emissora tinha o principal propósito de promover a educação no Rio de Janeiro, e consequentemente, no país. Ainda em 1922, a cidade do Recife também ganhou sua própria emissora, a Rádio Clube de Pernambuco. “Daí em diante, o rádio foi se popularizando, e a partir de 1927, passou a ser um processo de massificação e de popularização, crescendo com a regulamentação e publicação em todo o país a partir do ano de 1930”, diz.
O Dia Nacional do Rádio é comemorado em 25 de setembro, data do aniversário de Roquette-Pinto, numa clara homenagem ao pioneiro.
O historiador resume a trajetória e parabeniza a todos os integrantes do universo radiofônico: “Está aí um pouco da história desse meio de comunicação tão importante, um dos mais antigos da modernidade, no mundo e também aqui no Brasil. Parabéns a todos que fazem rádio no Brasil e no mundo”, encerra Crisólito, que também atua como professor.
Foto: Divulgação/Arquivo pessoal
A Rádio Pontal homenageia toda sua equipe e a todos aqueles que fazem do rádio uma ferramenta para levar entretenimento e informação à sociedade!
Texto: Tatiana Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário