quinta-feira, 30 de junho de 2022

POTIGUARES TERÃO QUE SE DECIDIR POR UM DOS 6 PRÉ-CANDIDATOS AO SENADO. O JORNAL AGORA RN EXIBE SUA TERCEIRA REPORTAGEM SOBRE OS POLÍTICOS QUE ESTÃO CONCORRENDO AOS CARGOS MAJORITÁRIOS NO ESTADO.

Senador da República até o dia 31 de dezembro de 2022, Jean Paul Prates (PT) não concorrerá à reeleição, por orientação do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores, retornando, desta forma, ao cargo de suplente. Com isso, os potiguares terão que escolher um novo ocupante da terceira cadeira destinada ao Rio Grande do Norte no Congresso, entre os seis pré-candidatos que estão disputando a atenção dos eleitores, até o momento. Conforme o calendário determinado pela Justiça Federal brasileira, falta um mês e meio para o fim do registro das candidaturas, no dia 15 de agosto.
Apesar de ser uma pré-candidatura majoritária, a eleição de um senador é feita em apenas um turno, o que significa dizer que, no fim do dia 2 de outubro, os potiguares já saberão quem será o candidato escolhido para o mandato de oito anos no Senado Federal. Para lhe ajudar a conhecer um pouquinho dos seis pré-candidatos, o AGORA RN fez um breve resumo do perfil político de cada um deles, confira:

Carlos Eduardo Alves (PDT)

Aos 59 anos, o líder estadual do PDT é formado em Direito e se lançou na política em 1998, sendo eleito deputado estadual. Em 2004, se elegeu prefeito da Capital pela 1ª vez, cargo que ocupou outras duas vezes, sendo a última até 2018, quando renunciou à Prefeitura para disputar o governo contra Fátima Bezerra (PT), sendo derrotado no 2ª turno. Com longo histórico de colaborações eleitorais, ambos voltaram a se unir em acordo que envolve o PT e o PDT, dos pré-candidatos à Presidência da República Lula e Ciro Gomes, respectivamente.

Rafael Motta (PSB)

Engenheiro de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tem 35 anos. No Executivo local, foi subsecretário de Juventude do Estado aos 25 anos. Depois, em 2012, foi eleito vereador por Natal. Na metade do mandato, concorreu e conquistou a vaga de deputado federal, para a qual foi reeleito em 2018. Agora, Rafael Motta deve ser candidato ao Senado pelo Rio Grande do Norte nas eleições de 2022.

Dário Barbosa (PSTU)

Pernambucano de 65 anos, é professor aposentado da rede pública de ensino municipal de Natal e estadual. Em 2014, foi candidato a deputado estadual e, em 2016, a vereador. No pleito de 2018, concorreu a governador do Rio Grande do Norte, mas perdeu. Nas eleições 2022, Dario Barbosa está focado em defender e promover os direitos dos trabalhadores de todos os setores no Estado.

Rogério Marinho (PL)

Tem 58 anos e é formado em Economia. Ainda na faculdade, se envolveu no movimento estudantil e foi servidor da Secretaria Municipal de Obras e Viação. Foi vereador por Natal duas vezes e, entre 2006 e 2018, exerceu três mandatos sucessivos de deputado federal. Em 2020, foi nomeado ministro do Desenvolvimento Regional e, em novembro, se filiou ao PL. Com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (RN), ele tenta fortalecer a base do presidente no Rio Grande do Norte, hoje dominado por políticos de outras linhas ideológicas.

Ney Lopes de Souza (PMB)

Natalense de 77 anos, é político, advogado e jornalista, tendo passado pelas redações da Tribuna do Norte, Jornal do Comércio, Folha de S. Paulo e O Cruzeiro. Já atuou como promotor de Justiça. Em 1971, foi nomeado chefe da Casa Civil do governo, depois secretário de Justiça e diretor da Companhia Energética. Em 1975, foi deputado federal, e repetiu o feito outras cinco vezes. No mandato, se licenciou para ser prefeito de Natal.

Freitas Júnior (Psol)

Aos 35 anos, é formado em Gestão Ambiental. Servidor público, ele atua como educador no Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Na juventude, se engajou politicamente ao militar no movimento estudantil e socioambiental. Em 2016, quando ainda era filiado à Rede, disputou as eleições para prefeito da capital. Em 2020, ele tentou se eleger vereador por Natal. Seu nome foi indicado pelo partido para ser pré-candidato ao Senado no mês passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário