sábado, 28 de janeiro de 2023

POLÍTICA: GOVERNO LULA PÕE SIGILO EM DADOS SOBRE COQUETEL DA POSSE NO ITAMARATY.

Presidente Lula e a mulher, Janja - Foto: ricardo stuckert / pr

Ministério das Relações Exteriores impediu a divulgação dos convidados e do valor gasto na recepção feita durante a posse, em 1º de janeiro.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que prometeu desde o ano passado derrubar os sigilos decretados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), já tem um segredo para chamar de seu.

O Ministério das Relações Exteriores impediu a divulgação dos convidados e do valor gasto na recepção feita durante a posse, em 1º de janeiro.

O Ministério das Relações Exteriores até indica que os gastos podem ser encontrados nos sites Portal da Transparência e no Portal de Compras do Governo Federal. No entanto, a indicação dos dados e valores nas páginas citadas não é feita de forma clara.

O detalhamento foi pedido (e negado) pela revista Veja. O Itamaraty alega que a lista de convidados para o evento tem caráter reservado por supostamente colocar a segurança e integridade do presidente e de sua família em risco. Ela ficará em sigilo por quatro anos.

Enviados de 73 comitivas estrangeiras e 80 corpos diplomáticos presentes na capital foram à recepção do petista – mas o rol completo de convidados pode contar com nomes brasileiros escalados para a festa. A lista de compras feitas pelo governo para a festa foi considerada “desarrazoada” e por isso não foi atendida.

“A lista de convidados para o evento em apreço tem caráter reservado, sob amparo da lei 12.527 (inciso II, art. 23 e parágrafo 2º, art. 24) e do decreto 7.724 (art. 55), que regulamenta a aludida lei”, diz a resposta do governo Lula.

Fonte AGORA RN 

Nenhum comentário:

Postar um comentário