quinta-feira, 9 de maio de 2019

SAÚDE: TÉCNICAS DA SECRETARIA DE SAÚDE FALARAM SOBRE A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA EM NOSSO MUNICÍPIO.

Jaquelane(coordenadora) e Lanuza(Enfermeira) da atenção básica. Foto George Araújo
Hoje no programa informativo 87 na Rádio FM Vale das Serras representantes da área da saúde pública municipal estiveram falando sobre a campanha de vacinação contra a influenza. E esclareceram alguns pontos que a população estava com dúvidas, por exemplo se toda população será vacinada... 

A resposta é não, como é uma campanha nacional, já têm aquela quantidade de doses destinadas para o município. Outro ponto importante foi para explicar o por que da demanda está tão grande este ano, elas explicaram que isso está acontecendo devido ter tido um caso com vítima fatal aqui no município, e ao contrário dos anos anteriores as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários estão indo todas tomarem a vacina para se prevenir. 

A campanha de vacinação contra a influenza vai até o dia 31 de Maio, e depois que acabar a campanha aí se sobrar, aí as pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários podem tomar, agora elas explicaram também que as pessoas não se preocupem por que não vai ficar todo mundo doente, não é por que tivemos um caso que vai adoecer toda a população. 

Ainda ressaltaram que a não vacinação de toda a população não é culpa do secretário, nem do prefeito, nem muito menos do estado, essa quantidade já vem determinada do Ministério da Saúde.

Além da vacinação que é o melhor meio de prevenção existem outras ações para evitar a contaminação pelo vírus Influenza A H1N1, confira abaixo!

Lavar sempre as mãos, principalmente após tossir e espirrar. Para lavar a mão, deve-se utilizar água e sabão ou, ainda, álcool 70%. Para utilizar o álcool, é importante não estar com as mãos visivelmente sujas;

Utilizar lenços descartáveis;
Deixar o ambiente sempre ventilado;

Cobrir boca e nariz sempre que espirrar ou tossir;

Não tocar na região dos olhos, nariz e boca sem que a mão esteja limpa;

Não compartilhar objetos de uso pessoal, como garrafas, copos e talheres;

Evitar contato com pessoa doente, evitando abraços, beijos e apertos de mão;

Evitar aglomerações em épocas em que o número de casos da doença for alto.

Fonte JSblogueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário