segunda-feira, 31 de maio de 2021

PRIMEIRO CASO SUSPEITO DA VARIANTE INDIANA DA COVID-19 É MONITORADO NO RN. INFORMAÇÃO FOI DIVULGADA PELA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE PÚBLICA NESTA SEGUNDA-FEIRA (31).

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) emitiu uma nota na qual informa monitorar um paciente suspeito que teve contato com paciente positivo para a cepa indiana da Covid-19. 
Segundo o texto divulgado nesta segunda-feira 31, as amostras do paciente será enviada para Fiocruz e Instituto Evandro Chagas (IEC) com a finalidade de investigar possível contaminação pela nova variante no Rio Grande do Norte. A nota destaca, ainda, que a pasta inicia esta semana o envio de amostras para detectar possíveis variantes da cepa indiana no Estado potiguar, das quais serão priorizadas amostras que atendam a critérios clínicos epidemiológicos. Nova variante indiana pode causar terceira onda de Covid-19 no Brasil? 

Entenda 
Mesmo com a baixa nos casos novos de Covid-19 e óbitos em decorrência da doença nas últimas semanas, especialistas em saúde pública alertam para o crescimento na taxa de transmissão do coronavírus no Brasil e para uma possível terceira onda da doença no país. 
A casos pontuais da variante identificada pela primeira vez na Índia (B.1.617) em território nacional também assusta: mais transmissível do que o normal, a cepa está relacionada ao pior momento da pandemia na Índia. Anaclaudia Fassa, professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e membro da diretoria da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), explica que uma epidemia de Covid-19 está disseminada por todo o país, e é controlada de três formas: distanciamento, vigilância epidemiológica e vacinação.
Saiba mais em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário