quarta-feira, 20 de julho de 2022

CALENDÁRIO ELEITORAL DAS ELEIÇÕES 2022: CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS INICIAM NESTA QUARTA-FEIRA, DIA 20 JULHO EM TODO PAÍS; CONFIRA DATAS!

As convenções partidárias poderão ocorrer a partir da quarta-feira (20), com prazo até o dia 5 de agosto. A dois dias do início das reuniões que definirão os candidatos destas eleições, várias chapas no Rio Grande do Norte e no Brasil seguem indefinidas.

No estado, há várias dúvidas. O senador Styvenson Valentim (Podemos) ainda não definiu se vai disputar o Governo do Estado. O parlamentar tem mantido o ministério e aparece bem posicionado nas pesquisas. O próprio Styvenson afirmou que vai aguardar o tempo que precisar para definir se será candidato.

Além da disputa pelo Governo, há outras dúvidas importantes no pleito local. O ex-vice-governador Fábio Dantas (Solidariedade) será candidato ao Governo do Estado, mas ainda não divulgou quem será o vice ou a vice em sua chapa. O ex-prefeito de Assu Ivan Júnior (União Brasil) é o mais cotado, mas ainda há o aguardo pela definição do União Brasil e dos demais aliados a Fábio Dantas. Também no estado, Clorisa Linhares (Brasil 35) não divulgou quem será indicado para o cargo de vice, assim como o próprio Styvenson, caso venha a entrar na disputa. Já Fátima Bezerra (PT) terá Walter Alves (MDB) como companheiro de chapa.

No cenário nacional, os dois principais candidatos à Presidência (pelo que apontam as pesquisas) já estão com as chapas formadas. Enquanto Jair Bolsonaro (PL) vai ter a companhia do general Braga Netto, Lula (PT) terá uma parceria com Geraldo Alckmin (PSB). Já Ciro Gomes (PDT), segue sem o nome definido, enquanto Simone Tebet (MDB) sonha com Tasso Jereissati (PSDB).

O período entre 20 de julho e 5 de agosto é o destinado à realização de convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos à presidência da República e aos governos de Estado, bem como aos cargos de deputado federal, estadual e distrital. Legendas, federações e coligações têm até 15 de agosto para solicitar o registro de candidatura dos escolhidos. Todos os pedidos de registro aos cargos de presidente e vice-presidente devem ser julgados pelo TSE até 12 de setembro.

Datas que estão definidas
No RN
O Partido da Mulher Brasileira (PMB) abre a temporada de convenções para homologação de candidados às eleições no Rio Grande do Norte.

Pré-candidata ao governo, a ex-vereadora de Grossos, Clorisa Linhares, recebe os convencionais a partir das 18h30 de amanhã, no Centro Municipal de Referência (Cemure), na avenida Coronel Estevam, 3807, em Nazaré, Zona Oeste de Natal.

Clorisa Linhares está esperando uma decisão da direção nacional do PSC de aprovação ao nome do presidente de sua Executiva Estadual, Júnior Melo, como companheiro dela no pleito majoritário, depois que o advogado Ney Lopes desistiu de sair candidato a senador da República.

O aliado Patriota fará convenção no sábado (23), mas o PSC só o fará no dia 29.

Outros partidos já confirmaram convenções no decorrer da semana, como o PSD, na sexta-feira (22) e, no dia 23, a Federação Brasil Esperança (PT/PC do B/PV) e o grupo de partidos que deverão se coligar em apoio à reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT), como MDB, PDT e Republicanos.A Democracia Cristã faz convenção no dia 27 e o União Brasil, dia 28.

O Solidariedade chegou a marcar a convenção para amanhã, mas comunicou o adiamento, porque o pré-candidato do partido, Fábio Dantas, está testou positivo para covid-19. Uma nova data vai ser definida.

Nacional
As convenções partidárias que sacramentam as candidaturas à Presidência da República começam amanhã, 20 de julho. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) será o primeiro presidenciável a formalizar candidatura, em convenção marcada para amanhã, em Brasília.

O Partido dos Trabalhadores (PT) fará convenção em São Paulo, na quinta-feira, 21, para oficializar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato, em chapa com o ex-governador paulista Geraldo Alckmin (PSB). Lula conta com o apoio do PV, PCdoB, PSB, Rede, PSOL e Solidariedade.

No sábado, 23, o Avante tem convenção para lançar o deputado André Janones (MG) como candidato, em Belo Horizonte.

A convenção do Partido Liberal (PL), pelo qual o presidente Jair Bolsonaro vai concorrer à reeleição, está prevista para o domingo, 24, no Rio de Janeiro. Ele tem o apoio do PP, Republicanos, PSC, PTB e Patriota.

Pré-candidata oficial da terceira via, a senadora Simone Tebet (MS) será oficializada pelo MDB na corrida presidencial no dia 27 de julho, em convenção virtual. Ela conta com o apoio do PSDB e do Cidadania.

Em 30 de julho, o Novo lança Luiz Felipe D’Ávila e o Pros pode oficializar a candidatura de Pablo Marçal. Um dia depois, em São Paulo, o Democracia Cristã deve chancelar José Maria Eymael na disputa pelo Planalto. Luciano Bivar, por sua vez, deve ser lançado pelo União Brasil em 5 de agosto, também na capital paulista. Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB) e Leonardo Péricles (Unidade Popular) ainda não têm previsão de data para lançar suas candidaturas.

Fonte Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário