Por Fabiano Souza
Com cinco votos a favor e quatro contrários, foi aprovado o Projeto de Lei Nº 04, de 02 de fevereiro de 2021, apresentado pelo prefeito Alberone Neri (DEM), que impede professores da rede municipal de ensino realizarem cursos de Mestrado e Doutorado para garantir progressão de níveis.
O projeto foi aprovado durante sessão extraordinária restrita aos vereadores, realizado na tarde/noite da sexta-feira, 5 na sede da Câmara Municipal de Encanto.
Apesar dos argumentos dos quatro vereadores oposicionistas e da necessidade de se debater o projeto que determina em seu parágrafo único que a “pós-graduações para servidores municipais (Mestrado e Doutorado), para fins de progressão de níveis dependerá de prévia e expressa autorização da Secretaria Municipal de Educação, e do Conselho Municipal de Educação”, foi aprovado.
Os professores da rede municipal com o apoio do coordenadora do Sinte-RN Regional de Pau dos Ferros, Maria das Dores Alves de Souza, “Dodora”, e os vereadores oposicionistas tentaram sensibilizar os vereadores governistas sobre a necessidade de uma debate mais aberto sobre o projetro com a realização de uma audiência publica, mas com o apoio da presidente da Câmara Municipal de Encanto, vereadora Rosimary Fernandes de Aquino, “Rosa”(DEM), que também é professora, o projeto foi aprovado.
A vereadora Suzy Raquel Nogueira(PT), tentou mostrar os vereadores a importância de um debate mais aprofundado sobre o tema, mas não obteve êxito. “Enfelizmente eles conseguiram aprovar esse projeto absurdo que vai contra tudo que se prega na educação de qualidade que é a melhoria da capacitação dos educadores. Mesmo diante do protesto dois professores em frente ao Legislativo os vereadores da base do prefeito se mantiveram irredutíveis e aprovaram o projeto”, disse a vereadora em contato com a reportagem do Oeste em Pauta, logo após a votação realizada na sessão extraodinária na noite de sexta-feira.
A reportagem procurou manter contato com o prefeito Alberone Neri e com a presidente da Câmara Municipal de Encanto vereadora, Rosa, mas não obtivemos êxito. O prefeito não atendeu e a vereadora disse que não poderia falar sobre o assunto naquele, momento, no entanto, não retornou as ligações nem atendeu novas tentativas de contato.
Fonte Oeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário