sexta-feira, 26 de março de 2021

TEXTO ESCRITO POR DENISE CORTEZ FILHA DA SAUDOSA PROFESSORA IOLANDA EM HOMENAGEM AOS 58 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE CAMPO REDONDO-RN. HISTÓRIAS E PERSONAGENS MARCANTES.

Texto em construção, afinal são quase 40 anos e 1800 km que nos separam e digo de coração que não esqueci da minha terra um único dia.

Campo Redondo RN - Nossa terra, nossa gente.

Hoje venho parabenizar minha cidade querida Campo Redondo no Rio Grande do Norte pelos seus 58 anos de emancipação política. Cidade onde vivi toda a minha infância, cidade dos meus pais e avós. São apenas 58 anos de Emancipação Política, no entanto, 58 anos de muito trabalho, luta e progresso.

Parabenizo nossos antepassados que trabalharam incessantemente para que hoje seus descendentes colhessem os frutos que foram plantados no passado. Parabenizo meus avós maternos José Ivo de Souza e Stella Pacheco de Souza antigos proprietários da Fazenda Maravilha e avós paternos Orestes Dantas Cortez e Maria das Dores Cortez antigos proprietários da Fazenda São João.

Parabenizo meu bisavô Manoel de Souza, proprietário da Fazenda Grossos, cujo Parque de Vaquejada hoje leva o seu nome. Parabenizo Theodorico Bezerra por ter realizado a primeira vaquejada em 1957. Parabenizo meu tio Milton Souza por ter se dedicado juntamente com meu pai José Orestes Cortez, Ibanez de Chico Aprígio, José Sabino, José Costa na organização das vaquejadas e hoje posso citar entre muitos Lelê de Zé Costa. Parabenizo meu primo Cortez Pereira, Alzamir Pereira, Chagas Lourenço Chico Aprígio, Braga Brandão, Enésio Marinho, Basílio Marques, Raimundo Assunção, Linduarte de Lajes Pintada, Sandoval Salustino da Serra Verde filho de Sr. Assis Salustino, dentre outros que doavam gado para as vaquejadas. Parabenizo as famílias de Sr. Chico Amarante, Sr. Severino Amarante e do Sr. João Amarante por ter investido seus recursos no mercado de medicamentos.

Parabenizo as famílias de Sr. Plácido e Sr. Manoel Pinto por eles terem transportado o povo de Campo Redondo por muitos anos nos paus de arara de suas propriedades, como também as famílias dos Srs. Pedro Menino, Antonio Didi, Pedro Didi, Pedro Galdino, Antonio Menino, Chico de Plácido, José Nilton, Odilon, José Liberato, João Faustino, Renam, Abel, Euclides e Henrique que transportavam as pessoas para as cidades vizinhas. Parabenizo à Igreja nas pessoas dos Padres Alair, Emerson, Raimundo, Idalmo Cesar Barbosa Fernandes e os sacristãos na pessoa de Nezinho. Aproveito para homenagear as senhoras Mariinha Norberto, Maria Gomes, Irinéia Paulino, minha avó Maria das Dores Cortez, sua irmã Maria dos Prazeres Bezerra de Souza, Nazaré Noga da Costa por todo apoio dado as obras sociais da Igreja Católica no município.

Parabenizo minha tia Maria Sonia Cortez juntamente com D. Nitinha por terem sido excelentes alfabetizadoras das nossas crianças.

Parabenizo os familiares do Sr. Lourenço, Sr. Vivaldo Pereira, Sr. Chico Adriano, Sr. Miguel Farias, Sr. João Bianor irmão de Theodorico Bezerra compradores de algodão, Sr. Ze da Luz, Sr. Orestes Dantas Cortez, Sr. Anízio Dantas, vendedores de tecidos e armarinho.

Parabenizo os familiares dos Srs. Moisés, Antônio Pereira, Ze Nilton, Manoel Tibúrcio, José Liberato, Antônio Gomes irmão de Sr. Plácido, Antônio Delfino, Batista, José Dantas, Severino Gomes, Basto Manso, Lirio, Pedro Santana, Severino Catinga, donos de bares e mercearias.

Parabenizo a Sra. Do Carmo Tibúrcio por seu comércio de aviamentos. Parabenizo a família do Sr. Severino Bimba que na década de 50 produzia artesanalmente sapatos, chinelos, sandálias e botas para todas as famílias camporedondenses.

Parabenizo os familiares do Sr. Genésio Pacote engraxate que organizava os passageiros para embarcarem na "Sopa" proveniente de Cuité para Natal. Parabenizo os policiais que ai trabalharam e trabalham na pessoa do delegado Sr. Macilon da década de 70.

Parabenizo os familiares da Senhora Hercília Escrivã do Cartório de Campo Redondo, mulher educada, criteriosa, correta e honesta.

Parabenizo os familiares do Sr. João Dançarino que na década de 50 produzia celas e arreios.

Parabenizo a família de Sr. Dodó de Chico Severino por ter sido o responsável por tantos anos pela energia elétrica das nossas casas na cidade e município.

Parabenizo os familiares dos senhores Severino Plácido da Silva e Otacílio José dos Santos vulgo Otacílio Quixabeira por terem contribuído com a limpeza urbana realizando essa atividade inicialmente em carro de boi e estendo as homenagens a neta do Sr. Severino Plácido a jovem Acadêmica de Serviço Social e atual Secretária de Assistência Social do Município Karmem Marília.

Parabenizo os familiares do Sr. Tiba que residia nos Grossos e vinha animar as feiras tocando alegremente pífano juntamente com seus filhos que tocavam outros instrumentos.

Parabenizo os familiares de Chico Rosário cidadão acolhedor, simpático que sua maior qualidade era servir, fazendo favores e levando recados a qualquer distância do dia ou da noite.

Parabenizo a família da D. Cipriana, benzedeira que residia em frente a nossa casa e benzeu inúmeras crianças e adultos contra "quebranto, mal olhado e espinhela caída".

Parabenizo os barbeiros de Campo Redondo nas pessoas do Sr. Manoel Pacamom e Sebastião Faustino.

Parabenizo os Pedreiros e Mestres de Obras nas pessoas de Mestre Benedito e Miguel Benedito e acrescento os parabéns para o seu filho e neto o empresário José Nazareno.

Parabenizo os marchantes de Campo Redondo nas pessoas dos Srs. Manoel Catemba, Manoel Ferreira, Genival Rafael, Adonias Paulino, tio Hermes Cortez (Zominho) e hoje meu primo Altino.

Parabenizo os padeiros na pessoa do Sr. Gonzaga dos olhos verdes que trabalhava na padaria de José Borges como também os senhores José Dantas e Batista proprietários de padarias.

Parabenizo a Sra. Elita de Pedro Santana dona da fábrica d e picolé. Parabenizo a família de Sr. João Monteiro responsável pelo CORREIOS de Campo Redondo por muitos anos e que alegrava a todos nos carnavais com suas marchinhas e animação.

Parabenizo a família de D. Nazaré Noga da Costa por todas as dores que aliviou, as enfermidades que curou e as vidas que salvou em Campo Redondo.

Parabenizo a primeira Assistente Social a desenvolver um trabalho social em Campo Redondo através do Crutac-UFRN no final da década de 60 início de 70 chamada Erineide a mesma ficava hospedada na casa das famílias da cidade.

Parabenizo os professores nas pessoas das professoras Sofia, Abigail, Mercês, Dejanira na década de 50, professor João de Joca com seu terno diuturnamente e seu português rebuscado, Antônio Tibúrcio, Dulce na Serra do Doutor, Terezinha Souza nos Grossos, Luzia Pacheco na Maravilha, Iolanda Cortez minha mãe, Odiva Gomes, Terezinha Alves, Nelma Pacheco, Rita Dantas, Aparecida Faustino, Fatinha Pacheco, Zélia André e Angelina. Acrescento os parabéns aos professores deste século, nas pessoas das professoras Olívia Gomes, Socorro Gomes, D'Arc Pacheco Altino Vasconcelos, Maria Betânia, Andréa Karmen, Francisca Monica Araujo, Sanzia Almeida Almeida, Damiana Cortez, Simone Cortez e Lenise Martins. Parabenizo os familiares dos jogadores do Cruzeiro nas pessoas de Geraldinho de Sr. Manoel Ferreira, João Galego, Quincó, Dinarte, Walter Anominondas, Waltercio Anominondas, Daniel de Gonzaga e Leôncio estendo as homenagens a pessoa de Cici Norberto que secretariava a equipe na elaboração das atas das reuniões.

Parabenizo os familiares dos jogadores do Corinthians nas pessoas de Walquires Anominondas, Jose Dantas Filho, Leque, Erivan, Ailton, Birino, Paulo de Bia, Belo e Chico de Pacamom, Waltercio, Pedrinho de Genésio Pacote, e dos meninos de Sr. Odilon, Dantas e Baldo. Parabenizo as famílias dos ex prefeitos Cel Severino Bezerra, Cipriano Pacheco, Manoel Noberto, Otacilio Raimundo de Souza, meu tio Luiz Wilson de Souza, Manoel Severino Brilhante, Aluísio Eloi Rodrigues, José Alberany de Souza, Dr. Chiquinho, Tico de Adauto, José Felinto, Marcus Welby, Carlos Lucena, e em especial pelo trabalho inovador que vem realizando Dr. Alessandru Alves. E o trabalho com o Dr. Renam...

CORTEZ, Denise de Souza. Campo Redondo - RN Nossa terra, nossa gente. Imperatriz-MA. 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário