sábado, 1 de maio de 2021

DIA DO TRABALHADOR: UMA REFLEXÃO SOBRE O SENTIDO DO TRABALHO DA EDUCAÇÃO EM MEIO A PANDEMIA.

Aqui em Campo Redondo no interior do RN, não diferente de todos os cantinhos no nosso imenso país, estamos acompanhando, a mobilização, a experimentação, a reinvenção docente e de todos os servidores que somam suas forças de trabalho em meio a pandemia para que a educação, o ensino, o conhecimento chegue a cada estudante.
Experimentamos e descobrimos novas formas de nos relacionar com as famílias e com os estudantes, criamos vínculos e estamos trabalhando sim! E se não estamos atendendo todos os estudantes presencialmente nas escolas, é porque diferente dos sujeitos que usam as mídias só para atacar a educação e seus profissionais, nós professores e profissionais da educação desse país não abrimos mão de preservar a vida. Não abrimos mão de respeitar a ciência que pesquisa, estuda e encontra meios de salvar vidas. Não abrimos mão da biossegurança. Não abrimos mão da proteção. Não abrimos mão da vacina contra a Covid-19.

Hoje para nós é mais um dia de reflexão. Lembremos porque comemora-se o Dia do Trabalho, alusão a greve de 1886, iniciada nos estados Unidos, reivindicando melhores condições de trabalho. O mundo gritou! E hoje? Hoje continuamos gritando, gritos diferentes, gritos iguais.

A sociedade brasileira precisa entender que os conflitos não é peso, é saída, é oportunidade de debate e de mudanças para melhorias. 

Nesse dia, quero parabenizar a força de todos os trabalhadores, em especial, aos da minha categoria, aos professores e profissionais da educação, meu respeito.

Nossos dias vem sendo diferentes e estamos lutando e trabalhando para que os estudantes tenham dias melhores, lá na frente, assim como todos nós.

Parabéns a você, professor, professora, ASG, ASD, merendeiras, vigias, motoristas, técnicos administrativos, nutricionista, coordenadores de alimentação escolar e pedagógicos, auxiliares de sala de AEE e gestores escolares, que tão aguerridamente demonstra capacidade, segurança e respeito a população que servimos através do serviço público e nesses últimos tempos experimenta e desenvolve, com resultado positivo, milhões de estratégias para o acolhimento socioemocional, a confiança, o estímulo e o aprendizado dos estudantes.


P.S: Este texto poderia seguir com milhares de fotos que tenho no meu dispositivo de celular, mas a nossa memória já basta. Sabemos o que estamos fazendo. 

Meu abraço virtual e meus aplausos.
Professora Simone Cortez

Nenhum comentário:

Postar um comentário