quarta-feira, 12 de maio de 2021

GOVERNO DO ESTADO LANÇA CARTILHA DIGITAL SOBRE ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO RN

Objetivo da publicação é sensibilizar gestores sobre esse tipo de violência que ocorre no Rio Grande do Norte e todo o país

Neste mês de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes o Governo do Estado, por meio da SETHAS, lançou uma campanha junto aos 167 municípios do RN e a cartilha digital publicada hoje sobre o tema contém informações sobre Direito Socioassistenciais no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e dados estatísticos sobre esse tipo de violência no Rio Grande do Norte.
Dia 18 de maio é a data nacional de Combate ao Abuso e Exploração Contra Crianças e Adolescentes e a SETHAS, promoveu nesta terça-feira (11) a conferência “O SUAS e o atendimento a crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual em contexto de pandemia. Quais os caminhos e articulações possíveis?” e hoje foram realizados três minicursos voltados para gestores(as), técnicos(as), Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente, conselheiros(as) tutelares, estudantes, pesquisadores(as) e a população em geral.

A coordenadora da Gestão Estadual do Sistema Único de Assistência Social (COGESUAS) da Sethas, Muriele Medeiros, explicou que a campanha do Governo do Estado não se restringe apenas ao Dia 18. “Nossa intenção é ampliar o debate durante todo o ano junto aos 167 municípios do Rio Grande do Norte para apoiá-los a desenvolverem suas próprias campanhas municipais”, sentenciou.

Muriele Medeiros frisou ainda que o Seminário desdobrado em Conferência e minicursos, além de sensibilizar toda a sociedade para o tema, contribui com o debate sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes nos municípios do Rio Grande do Norte e, ao mesmo tempo, promove uma campanha de sensibilização sobre o tema”.

Os minicursos realizados hoje abordaram os seguintes temas: “O trabalho social proativo e preventivo no SUAS. Quais as estratégias possíveis em contexto de pandemia?”; “Estratégias de atuação para as equipes dos CREAS mediante as notificações de violência sexual infanto-juvenil no contexto de pandemia”; e “Fortalecimento da articulação da rede de proteção e as atribuições dos Conselhos Tutelares e Serviços Socioassistenciais na identificação, notificação e acompanhamento dos casos de violência sexual infantil”.

A Cartilha “Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes no Rio Grande do Norte” está disponível no site www.sethas.rn.gov.br , menu Documentos, aba Publicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário